Imprimir

Notícias / Política MT

Lúdio assina carta de intenção de candidatura a prefeito; decisão só deve acontecer em dezembro

Da Redação - Rafael Machado/ Do local - Rodrigo Costa

O deputado estadual Lúdio Cabral realizou a inscrição de sua pré-candidatura a prefeito de Cuiabá no Diretório Municipal do PT, nesta sexta-feira (10). O nome dele e da ex-deputada federal, Rosa Neide, serão colocados para votação entre os delegados do partido para definir quem vai representá-los na mesa de negociação da Federação Brasil da Esperança, composto também pelo PCdoB e PV.

Leia também
Vereador descarta favoritismo de Rosa Neide e revela preferência por Lúdio: 'a melhor estratégia'

Lúdio explicou que amanhã haverá uma reunião do diretório para realizar a eleição. Para vencer a disputa, um dos dois precisa ter dois terços dos votos, o que, segundo ele, nenhum dos dois ainda alcançou.
Com isso, serão montadas duas chapas que irão fazer a defesa de cada um para reunir o maior número de apoiadores filiados à sigla.

“Se for reproduzido o padrão de votação que aconteceu na votação da última reunião do Diretório, no dia 28 de outubro, nós teremos, faltarão dois votos para que a gente alcance os dois terços. Só que eu, sinceramente, avalio que é muito mais positivo pro PT a consulta às bases. Porque se nós já fizemos uma mobilização de 858 pessoas para assinar o pedido de inscrição da candidatura, nós temos condições de fazer uma mobilização bem mais ampla, para que os filiados votem nas chapas de delegados e participem do encontro que tomará a decisão”, defendeu.

O resultado deve ser concluído apenas no dia 2 de dezembro, quando cada delegado vai informar quantos votos conseguiu captar para seu representado.

Depois dessa novela, inicia outra. O nome definido vai para a mesa de discussão da federação. O PCdoB ainda não manifestou interesse pela disputa, no entanto, o presidente do PV em Mato Grosso, o vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa, também quer concorrer a sucessão de Emanuel Pinheiro (MDB) e já anunciou que não vai desistir de sua pretensão política.

“O nome de Cuiabá, assim como o nome de todas as capitais do país, será levado ao Diretório Nacional, que homologa a decisão do PT e leva esses nomes para mesa com os partidos da Federação, para tentar construir um mapa de candidaturas no país. Mas em caso de mais de uma candidatura, os critérios para tomar a decisão não estão definidos”, explicou.
Imprimir