Imprimir

Notícias / Cidades

Municípios mato-grossenses entram para ranking de alto indíce de violações dos direitos da população negra

Da Redação - Mayara Campos

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) divulgou uma lista de municípios com prioridade para receber investimentos direcionados aos conselhos de igualdade racial. Entre as cidades, Sinop e Poconé foram incluídas, sendo que a cidade do Nortão está em 10º lugar da quarta lista lançada pelo MIR, por conta do alto número de violações dos direitos da população negra.

Leia também
Hospital de Câncer de Mato Grosso pede ajuda na doação de suplementos e dietas enterais

Segundo os números divulgados, Sinop possui 4.690,40 pontos em uma escala que o valor máximo é 10 mil pontos, ficando assim em 82º lugar entre as cidades que receberão investimentos do Programa Pró-DH (Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos).

Dentre os itens que compõem a pontuação final, Sinop possui 1.950 pontos na categoria dos índices mais elevados de violações de direitos de negros, enquanto também pontua 2.150 em índices mais elevados de todas as violações de quaisquer direitos. 

O panorama sobre as violações de direitos humanos é formulado por meio dos dados coletados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), por meio dos canais Disque 100 (Direitos Humanos), Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o aplicativo Fala Brasil.

Segundo o Painel de Dados da ONDH, Sinop registrou 77 denúncias e 429 violações contra pessoas pretas e pardas no ano de 2022. Já em relação à qualquer violação de Direitos Humanos, foram registrados 173 denúncias e 934 violações.

Além das violações, os índices também levam em conta o número de habitantes, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o nível de avanço das políticas públicas de enfrentamento à desigualdade racial.

No panorama nacional, a ONDH recebeu mais de 378 mil denúncias no ano passado, registrando também mais de dois milhões de violações dos Direitos Humanos. Foram realizados mais de três milhões de atendimentos.

Com a colocação, o conselho municipal de igualdade racial fica apto a receber doações de equipamentos essenciais, como computadores e veículos. O Executivo Municipal tem um prazo de 15 dias para manifestar o interesse, senão, vai para o final da fila do programa.

Poconé

Também com altos índices, Poconé é o 24º município da quarta lista divulgada pelo Ministério de Igualdade Racial. A classificação final da cidade é o 96º lugar, com o total de 4.585,20 pontos. Desta pontuação final, 1.900 pontos se referem aos índices mais elevados de violações de direitos de negros, e 1.850 aos índices mais elevados de todas as violações de qualquer direitos humanos.
Imprimir