Imprimir

Notícias / Política MT

Deputados devem criar comissão para debater com Mauro Mendes RGA acima de 5%

Do Local - Max Aguiar / Da Redação - Rodrigo Costa

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (UNIÃO), afirmou nesta segunda-feira (8) que vai criar uma comissão direcionada exclusivamente para estudar o projeto de Revisão Geral Anual (RGA) de 2024 dos servidores públicos que o governo vai encaminhar à Casa de Leis nos próximos dias. 

Leia também
Governo deve enviar projeto da RGA nos próximos dias para a Assembleia, que prevê votação rápida


Na mensagem encaminhada à Assembleia em agosto do ano passado, o governo propôs 5,86% de reajuste para o RGA dos servidores. O impacto previsto na folha de pagamento, segundo cálculos do Paiaguás, seria na ordem de R$ 657,3 milhões. O percentual está atrelado ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2023. 

No entanto, segundo Botelho, o valor sofreu alterações e deve chegar aos parlamentares abaixo de 5%. Com isso, ele propôs a criação de uma comissão com o objetivo de escalar alguns deputados para negociar diretamente com o governador Mendes um valor próximo dos 5,86%. 

“Eu vou nomear alguns deputados para ir até o governo tentar negociar, para ver se nós conseguimos manter pelo menos o que está na LDO da previsão do RGA, uma vez que provavelmente todas as previsões indicam que vai ser abaixo de 5% o que está para ser divulgado”, explicou o deputado. 

“Então, que o governo dê um valor maior, tendo em vista que os servidores têm sim valores atrasados a serem repostos pelo governo do Estado para eles. Então, essa ideia que essa comissão que nós vamos colocar pelo menos consiga ampliar em torno de 1,2% a mais para os servidores”, completou. 

De acordo com Botelho, devido à falta de reposição da inflação, a perda salarial já chega a cerca de 20%, porque, segundo ele, não foram pagos os valores referentes a 2019 nem os valores referentes a 2020. 

“Ainda tinha um resquício do governo Pedro Taques que também não foi pago. Então isso dá quase 20% aí que deve para os servidores”, afirmou. 

A inflação acumulada em 2023 atingiu 4,04%. Nos últimos 12 meses, o índice consolidado está em 4,68%. Em 2023, a RGA também foi aprovada em janeiro e cobriu 100% da inflação acumulada no ano de 2022. 
Imprimir