Imprimir

Notícias / Educação

Primeiras notas de corte da UFMT são divulgadas e indicam aumento após bonificação estadual

Da Redação - Mayara Campos

As primeiras notas de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foram divulgadas na madrugada desta terça-feira (23). Os candidatos devem ficar atentos, pois as inscrições seguem até quinta-feira (25). Um aumento expressivo é visto nessa primeira divulgação, pois a UFMT agora disponibiliza um bônus estadual.

Leia mais
Inscrições para Unemat pelo Sisu começam na próxima segunda


Em dezembro de 2023, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMT aprovou uma resolução que bonifica com 15% a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de estudantes de escolas públicas ou privadas de Mato Grosso para acesso aos cursos de graduação da Instituição.
 
O curso mais concorrido na instituição é Medicina, no campus de Cuiabá. No ano passado, a nota de corte foi de 792,68, enquanto até o momento no Sisu 2024, a nota já está em cem pontos a mais; com 898,31.
 
No ranking dos cursos mais desejados, Direito vem em segundo lugar. No campus de Cuiabá, a nota de corte já está em 832,9, para o período matutino. Em 2023, o curso registrou 725 pontos. Lembrando que todas essas notas são referentes à ampla concorrência.
 
Alguns outros cursos, como Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia e Medicina Veterinária, também registram aumento nas notas, variando de 732,64 a 780,83.
 
Como as inscrições no SiSU seguem até quinta-feira, os candidatos devem verificar a atualização das notas, todos os dias à meia-noite. Durante este período, é possível mudar a escolha de cursos para tentar uma vaga com a nota disponível. As listas de espera também são uma alternativa e continuam rodando ao longo do ano, para o chamamento em vagas remanescentes.
 
A UFMT disponibiliza 93 cursos nos Câmpus de Cuiabá, Sinop, Araguaia e Várzea Grande. Do total de 4.959 vagas na instituição, 2.433 são para ampla concorrência, 2.516 pela Lei de Cotas, e 10 vagas para candidatos surdos no curso de Letras - Libras. Confira os cursos aqui. 
Imprimir