Imprimir

Notícias / Política MT

Cúpula do União pede que Dilmar se lance candidato a prefeito em Sinop; deputado pede mais tempo e analisa cenários

Da Redação - Rodrigo Costa

Às vésperas do fim da janela partidária, que termina neste sábado (6), a cúpula do União Brasil reuniu-se nesta segunda-feira (1º) para tratar dos últimos ajustes sobre pré-candidaturas e formação de chapas para as eleições municipais de outubro. E uma das pautas principais foi a possível candidatura do líder do governo na Assembleia e deputado estadual Dilmar Dal Bosco em Sinop. 

Leia também
União Brasil se reúne para definir filiações de pré-candidatos; candidatura de Dilmar em Sinop segue incógnita


Na reunião, as lideranças do partido propuseram que Dilmar lançasse seu nome como para o Paço Municipal de Sinop, reduto eleitoral dele. O deputado, em sua resposta, não aceitou nem recusou. Solicitou mais tempo para analisar cenários e aguardar as últimas movimentações partidárias na cidade, argumentando que vem costurando acordos e também fechando chapas de vereadores. 

“As lideranças do partido colocaram na mesa o pedido para que eu possa ser candidato em Sinop. Eu falei: ‘olha, eu estou trabalhando e filiando pessoas e de pré-candidatos a vereadores”, disse o deputado, que também é secretário-geral do União Brasil. Participaram do encontro os deputados estaduais Eduardo Botelho, Júlio Campos, Beto Dois a Um, o senador Jayme Campos e o deputado federal Coronel Assis. 

“Nós estamos conversando”, reforçou Dilmar. “Eu pedi mais um tempo para dar uma analisada como que vai fechar os municípios para também me dedicar a Sinop. Lá em tenho me dedicado, mas preciso dedicar um pouco mais. Então, agora vamos definir, até sexta-feira, como vai ficar mais ou menos Sinop, e até final de abril, ou metade de abril, ter uma definição sobre a possível ou não candidatura em Sinop”, completou. 

Dilmar afirma que vem mantendo conversas em Sinop com o P.R.D., PSDB e Partido Liberal (PL), que vive um racha na cidade após a migração do prefeito Roberto Dorner para a legenda. Ele observa a movimentação no PL na tentativa e busca a filiação de nomes que se opõem à gestão Dorner. Ele avalia ainda que é necessário haver uma composição partidária a fim de enfrentar o atual gestor. Caso contrário, diz que a reeleição de Dorner estará garantida. 

“Em Sinop tem quatro pré-candidatos. Se tiver quatro pré-candidatos, se tiver três pré-candidatos, a eleição de  Roberto Dorner está praticamente consolidada.  Por isso tem que ter uma união das pessoas que não apoiam a reeleição de Roberto para que possa ter um candidato único de todos esses partidos. Do contrário, não tem possibilidade nenhuma. É inviável ter duas, três ou quatro candidaturas contra a máquina pública”, avaliou. 

Questionado sobre um plano B do União Brasil para Sinop se ele não sair candidato, Dilmar desconversou, porém deu sinais de que a sigla pleiteia uma candidatura ao Executivo da capital do Nortão.  “Nós estamos convidando mais pessoas a se filiarem ao União e que possam também ser possíveis pré-candidatos a prefeito. Há duas pessoas com quem estamos conversando”, disse, sem revelar nomes. 

“Não tendo a condição de eu ser candidato, vai ter outra pessoa que possa ter o nome disponível. Essa é a conversa que estamos tendo. Então nós vamos tentar construir até o dia 6. Se não deu, aí vai ficar meu nome no partido para que eu possa definir até agora esse mês de abril”, finalizou. 
Imprimir