Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro, Botelho e outros chefes de Poder lamentam morte de Amália Barros: 'figura incansável na defesa dos direitos e no combate às injustiças'

Da Redação - Airton Marques

O governador Mauro Mendes e o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho - ambos do União Brasil - utilizaram suas redes sociais para lamentar a morte da deputada federal Amália Barros (PL), na madrugada deste domingo (12).

Leia também
Amadrinhada por Michelle Bolsonaro, Amália ganhou notoriedade política ao conseguir aprovar lei que leva seu nome

Em nota conjunta com a esposa, Virginia Mendes, Mauro destacou a atuação política da parlamentar. "Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento da deputada Amália Barros. Sua partida prematura deixa um vazio imensurável na política brasileira. Amália foi uma figura incansável na defesa dos direitos e no combate às injustiças. Seu compromisso e dedicação serão lembrados com respeito e admiração. Enviamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos nesse momento de luto”.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mauro Mendes (@mauromendesoficial)


Botelho gravou vídeo, postado em suas redes sociais, e afirmou que dedicação exemplar em representar os mato-grossenses na Câmara Federal de Amália ficará marcada em nossa história.

"Expresso minhas sinceras condolências aos familiares e amigos em luto. Oro para que Deus console os corações de todos neste momento de profunda dor".

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Deputado Botelho (@deputadobotelho)



Outros chefes de Poder lamentaram o falecimento. O presidente do Tribunal de Contas (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo disse que Amália foi um exemplo de superação. "Venceu as adversidades da vida, foi eleita deputada federal e se dedicou por inteiro em prol das pessoas que mais precisam. Sua partida deixa um enorme vazio, mas seu legado é eterno. Meus sentimentos aos familiares e amigos”. 

A pública-geral, Luziane Castro, lembrou que Amália foi uma voz incansável em prol da inclusão e da igualdade e sua dedicação à causa das pessoas com deficiência e sua luta pela representatividade das mulheres na política foram exemplos inspiradores.

"Neste momento de dor e consternação, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, aos amigos e aos colegas de trabalho da deputada Amália Barros. Que encontrem conforto na lembrança de sua vida que foi marcada pela luta em prol das pessoas com deficiência e tantas outras conquistas que ela teve em sua caminhada", disse. 

O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL), também prestou sua homenagem. "Estamos extremamente consternados com essa triste notícia. Amália se destacou como uma grande liderança e parlamentar. Que Deus possa confortar os familiares e amigos neste momento de dor”. 

Morte

Paulista de Mogi Mirim e formada em Jornalismo, Amália Barros estava internada desde o dia 1º de maio para a retirada de um nódulo no pâncreas. Ela estava "em estado grave e sob cuidados intensivos" no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde morreu, desde então.

A deputada também passou por um procedimento de drenagem de vias biliares. O objetivo era retirar o líquido biliar acumulado em excesso no fígado. Horas antes da morte de Amália, a assessoria da parlamentar disse que ela iria passar por uma nova cirurgia neste sábado (11). desta vez para tratar de complicações no fígado.

Atualizada às 11h52min.
Imprimir