Imprimir

Notícias / Política MT

Botelho diz que é falácia de Emanuel que governo estadual atuou para barrar repasses à Saúde: "sempre procurou ajudar"

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Eduardo Botelho (UNIÃO), chamou de falaciosas declarações do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de que o governo estadual estaria atuando nos bastidores para barrar e dificultar repasses do Ministério da Saúde à Secretaria Municipal de Saúde da Capital. “Não teve nada disso”, desmentiu Botelho em entrevista neste domingo (27), durante a cerimônia de assinatura do subsídio concedido pelo programa SER Família Habitação. 

Leia também
Kalil lidera corrida à reeleição em VG com 31,30% e Flavia Moretti surpreende com 16,04%; veja pesquisa


“O governo [do estado] nunca fez isso. Nunca teve atuação [contrária] É uma falácia dizer que o governo estava querendo diminuir o valor ou que o governo estava atrasando. Então o governo sempre procurou ajudar, a gente sabe disso. Se acho que alguém vai daqui e lá para atrapalhar o dinheiro que vem para a saúde, isso não tem sentido. Então eu tenho que só repor a verdade, que o governo sempre estava ajudando para liberar esse recurso”. 

O valor foi foi liberado após reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada virtualmente na última quinta-feira (23) De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, graças à manifestação favorável do Estado, foi possível obter o consenso do colegiado para aprovação do incremento. 

Dos R$ 60 milhões,  R$ 21,6 milhões são para a incorporação ao Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade e o restante se refere a valores adicionais apresentados pelo município para auxílio extraordinário à rede assistencial, em virtude do cenário estado de calamidade pública no âmbito da gestão administrativa, assistencial e financeira na área da saúde, para apreciação do Ministério da Saúde.

Durante a CIR, também foram aprovadas duas propostas que beneficiarão Cuiabá: incentivo financeiro estadual de custeio mensal da UPA Verdão e da UPA Jardim Leblon. Caso essas propostas sejam aprovadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), cada UPA receberá o aporte financeiro de RS 125 mil do Estado.
Imprimir