Imprimir

Notícias / Política BR

Bancada de MT no Congresso vota em peso para derrubar veto de Lula sobre saidinha de presos

Da Redação - Airton Marques

Dos 11 membros da bancada federal de Mato Grosso, dez parlamentares votaram pela derrubada do veto do presidente Lula (PT) que permitia a “saidinha” de presos. Tal veto foi derrubado pelo Congresso, nesta terça-feira (28) e, com isso, o benefício não será mais concedido em feriados e datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal.

Leia também
Em evento com Lula, Mauro Mendes diz que políticas de alfabetização estão avançando em MT apesar dos desafios


No total, 314 deputados federais votaram pela derrubada e 126 pela manutenção do veto.

Os deputados federais Abílio Brunini, Coronel Fernanda, Nelson Barbudo e José Medeiros – do PL, assim como Coronel Assis, Gisela Simona – do União Brasil – e Juliana Rosa (MDB) votaram com a maioria. Emanuelzinho (MDB) estava ausente.

No Senado, os três representantes de Mato Grosso – Jayme Campos (União), Margareth Buzetti (PSD) e Wellington Fagundes (PL) – votaram pela derrubada. No total, 52 senadores defenderam o fim da “saidinha”, 11 pela manutenção e um se absteve.

A decisão dos parlamentares proíbe que detento saia em duas circunstâncias: visita à família e atividades que contribuam para o retorno do convívio social. Com isso, o benefício será concedido apenas para quem for sair para estudar – seja Ensino Médio, Superior, Supletivo ou cursos profissionalizantes.
Imprimir