Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Sema e PM apreendem 500 cabeças de gado em área embargada, tratores e toras de árvores em extinção

Da Redação - Mayara Campos

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com a Polícia Militar, apreendeu 500 cabeças de gado, duas toras de castanheira - espécie nativa da Amazônia ameaçada de extinção -, tratores, pá-carregadeira e outros equipamentos, durante fiscalização da Operação Amazônia, nos municípios de Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes. Foram 10 dias de trabalhos, entre os dias 21 e 31 de maio.

Leia mais
Um terço dos 180 projetos de hidrelétricas na maior bacia hidrográfica de MT já estão em andamento e geram risco

A ação foi desencadeada a partir do monitoramento dos alertas de alteração de vegetação, identificados pelos satélites Planet. Foram registrados flagrantes de extração ilegal de madeira, corte de espécie proibida, descumprimento de embargo e exercício de atividade sem autorização do órgão ambiental.

Com os indícios, a equipe deslocou até uma área no município de Nova Monte Verde e confirmou o crime ambiental em uma área de floresta.

No local, a equipe encontrou uma tora de castanheira, espécie protegida por lei, dois tratores, uma pá-carregadeira, duas motosserras e uma serraria móvel. Todos os instrumentos utilizados para a prática da infração ambiental foram apreendidos, sendo a serraria móvel inutilizada.

Em Nova Bandeirantes, a equipe encontrou outra serraria móvel que estava sendo utilizada no corte de uma castanheira. No local, foram apreendidos ainda um trator de pneu, uma motosserra e 15 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente. Na mesma propriedade, foi identificada atividade agropecuária sem autorização da Sema, em uma área embargada. Desta forma, foram apreendidos as 500 cabeças de gado.

A fiscalização de áreas embargadas faz parte da rotina da equipe da Sema e tem o objetivo de verificar o cumprimento das medidas administrativas impostas pelo órgão, e que visam a regeneração da área explorada ou desmatada ilegalmente.

Nesta fase da operação participaram fiscais da Superintendência de Fiscalização - Coordenadoria de Fiscalização de Flora e policiais militares da Força Tática de Cuiabá.

Operação Amazônia

A Operação Amazônia foi colocada em prática por órgãos estaduais e federais, sob a coordenação da Sema. O Governo do Estado irá destinar R$ 74,5 milhões para o combate de crimes ambientais em todo o território mato-grossense ao longo de 2024. Desde 2019, foram investidos mais de R$ 314,5 milhões para combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal.

(Com informações da assessoria)
Imprimir