Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro cobra presidentes do ICMBio e do Ibama sobre licenciamento para obras no Portão do Inferno

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

O governador Mauro Mendes (União) aproveitou sua ida a Brasília, na última semana, para cobrar os presidentes do Ibama e do ICMBio. Governador pede que os gestores cumpram prazo dado para emissão do licenciamento da obra no paredão do Portão do Inferno, na MT-251.

Leia também 
Fávaro nega disputar vice-presidência do Senado e ameniza enfrentar Mauro ou Pivetta; veja PodOlhar


Segundo Mauro, os responsáveis pelas autarquias disseram que ainda estão analisando o projeto encaminhado pelo estado e que dentro do prazo responderão.

“Nós falamos com a ministra [Marina Silva] neste evento [Prev Fogo], mas na sequência, nós tivemos uma reunião com o presidente do Ibama e do ICMBio e eles voltaram a afirmar que estão trabalhando com a perspectiva de ter uma resposta dentro daqueles 30 dias que solicitaram”, destacou.

A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, comentou que caso os órgãos federais não cumpram o acordo feito com o governo, o estado vai pedir que deleguem a competência para Secretaria do Estado de Mato Grosso (Sema). Apesar de confiar no que foi combinado, a Sema já pensou na possibilidade de dar andamento à obra o mais rápido possível.

Em maio, o governador e uma comitiva de políticos apresentaram um projeto de solução para o problema de deslizamento de terra que estava ocorrendo no local desde o ano passado.

O governo já contratou a Lotufo Engenharia e Construções LTDA, no valor de R$ 29,5 milhões, para que faça o retaludamento do paredão que fica no Portão do Inferno. A empresa terá o prazo de 120 dias, após autorização dos órgãos federais, para concluir o projeto que, na prática, significa um novo trajeto da pista, retirando o tráfego dos veículos do atual viaduto - que apresenta graves problemas.
Imprimir