Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro diz que vai resistir até a última 'gota de sangue' para evitar instalação de câmeras em fardas policiais

Da Redação - Rodrigo Costa

O governador Mauro Mendes (UNIÃO) reiterou sua posição contrária à instalação de câmeras nos uniformes da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso em entrevista ao Poder360 nesta terça-feira (11). Mendes argumentou que a medida representa um equívoco e não contribui para a solução dos problemas de segurança pública e disse que resistirá até a “última gota de sangue” para evitar a implementação da iniciativa no estado.

Leia também
Presidente da Comissão de Ética da Câmara diz que acusações contra vereador alvo de operação são prematuras


“Esse é um grande equívoco, é mudar o foco do nosso grande problema que são as leis frouxas. No meu estado eu não vou pedir, autorizar e nem mandar colocar câmera nos meus policiais. Se for uma regra nacional eu vou resistir até a última gota do meu sangue e do meu suor. Mas eu espero que o Brasil não seja hipócrita e que a nossa sociedade e nosso congresso nacional tenham clareza de que não podemos mudar o foco do problema”, pontuou o governador. 

Mendes mencionou ainda que colocar câmeras em fardas policiais vai inibir a atuação do policial que, segundo ele, vai ter pedir licença aos criminosos durante abordagens: “senhor bandido, por favor, levante a mão porque eu sou um policial e o cara do outro lado com uma arma e como o policial vai reagir?”

Ele pontuou também que se instalar câmeras nos policiais resolvesse o problema da segurança, faria isso imediatamente. O foco da segurança, diz ele, deve ser o combate a facções criminosas, tráfico de drogas e assassinatos. 

“Basta perguntar: quantos por cento dos crimes que acontecem no país são cometidos por policiais militares? Eu sei que os policiais não estão traficando drogas, não estão roubando celulares, não estou roubando casas, assaltando casas e ninguém nas ruas. Colocar câmeras nas fardas policiais vai diminuir o conjunto de crimes no país? Não vai", exclamou o governador. 

Em Mato Grosso, tramita um projeto de lei na Assembleia Legislativa que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de câmeras de vigilância nas viaturas, aeronaves, embarcações, fardas e/ou capacetes dos policiais militares de Mato Grosso. Atualmente, o PL, de autoria do deputado estadual Wilson Santos, está parado na Comissão de Segurança Pública.

 
Imprimir