Imprimir

Notícias / Cidades

Mais de 690 armamentos são apreendidos em Mato Grosso em dois anos

Da Redação - Amanda Divina

Um levantamento realizado pelo Governo Federal apontou que Mato Grosso teve 693 armamentos apreendidos entre 2022 e 2023. As apreensões são fruto de uma maior fiscalização feita pela Segurança Pública.

Leia também:
Comando Vermelho está perdendo domínio da rota do tráfico para o PCC, aponta levantamento

Conforme os dados divulgados nesta quarta-feira (19), as forças de segurança apreenderam 364 armas em 2022 e 329 no ano seguinte.

Já neste ano, foi apreendido até o momento 128 armas em ações da  Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). 

O Rio de Janeiro foi a Unidade da Federação com mais armas apreendidas em 2023: 2.220, das quais 1.916 foram resultado de ações da Polícia Federal, 137 apreensões por parte da Polícia Rodoviária Federal e outras 147 por agentes da Força Nacional de Segurança. Na sequência, aparecem Paraná (1.177), Amazonas (726), Rio Grande do Sul (710), estados onde o número de armas apreendidas superou a casa das 700 unidades. 

Diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp, Rodney Silva, explica que os números registrados em 2023 e 2024 decorrem do aumento da fiscalização e das ações operacionais da PF, da PRF e das polícias militares e civis dos estados. 

“O foco tem sido a prevenção das ocorrências de crimes mais graves, como mortes violentas intencionais, crimes passionais e o crime organizado, que se aproveita desse comércio ilegal de armas e, consequentemente, fortalece o tráfico de drogas, o tráfico de armas propriamente dito e outros crimes violentos”, afirma Silva.
Imprimir