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Notícias / Ciência & Saúde

Associação denuncia falta de bolsas de colostomia para pacientes no Hospital Júlio Müller

Da Redação - Mayara Campos

A Associação Mato-grossense dos Ostomizados denuncia a falta de bolsas de colostomia no Hospital Universitário Júlio Müller. Segundo o coordenador estadual, Antônio Amaral, os pacientes da unidade estão há mais de três meses sem receber suas bolsas.

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A bolsa de colostomia é um saco coletor, que pode estar localizado ao lado do abdômen, exercendo a função de receber as fezes ou a urina. Existem diversos padrões para as bolsas, seu uso pode ser permanente ou temporário, a depender de cada caso. Em média, uma bolsa precisa ser trocada a cada três dias.

Segundo Amaral, são cerca de mil pacientes ostomizados em todo o estado, que precisam das bolsas. O dispositivo pode ser adquirido de forma particular, e podem custar mais de R$ 90.

“O não fornecimento das bolsas afeta os pacientes em todos os aspectos, físico, psicológico, comportamental. O objeto que possui a função de coletar fezes ou urina não pode cumprir o seu papel a fim de proporcionar uma vida acessível ao cidadão. Ele se sente frágil, isolado, descartado. Sem o social, sexual, profissional, educacional, sem acesso a praticamente nada”, declarou o coordenador.

Por meio de nota, o ambulatório de Estomaterapia do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), informou que possui 465 pacientes cadastrados para o fornecimento das bolsas na unidade, no entanto, os subsídios estaduais possibilitam o atendimento de apenas 276 pacientes. Além disso, desde outubro de 2023, a unidade não recebe mais primeiras consultas na Central de Regulação.

Confira a nota de esclarecimento, na íntegra:
 
O ambulatório de Estomaterapia do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), atende pacientes que utilizam bolsas de ostomia do município de Cuiabá e demais regiões do Estado há mais de 20 anos. Hoje tem cerca de 465 pacientes cadastrados para esse atendimento.

O Hospital recebe para este atendimento o valor que consta no Convênio Assistencial 001/2022, firmado com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, além de um incentivo estadual, através da Portaria nº 048/2018/GBSES. Este valor recebido, destinado ao atendimento dos pacientes ostomizados, daria para atender com fornecimento de bolsas, cerca de 276 pacientes.

Devido a impossibilidade de atender a demanda de todos os pacientes já cadastrados no hospital, em outubro de 2023 foi fechada a grade para novas primeiras consultas na Central de Regulação. Desde então não estão sendo recebidos pacientes novos, visto a dificuldade em comprar material para atender a demanda já existente.

Para minimizar impactos aos pacientes, várias ações têm sido feitas, como consulta e reavaliação de todos os pacientes já cadastrados por enfermeira especialista em ostomias, de forma a adequar da melhor forma possível, a compra do material à necessidade do paciente, melhorando o processo de compra e distribuição de material.

Paralelamente, a gestão do HUJM entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, e Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, na busca de solução, com reajuste dos valores contratualizados para este fim, através de aditivo na atual contratualização. O termo aditivo encontra-se em fase de análise.

Assim, aproveitamos a oportunidade para falar da importância da avaliação de todos os pacientes ostomizados que já estão cadastrados no HUJM, pedindo a colaboração de usuários e gestores das diversas secretarias municipais de saúde atendidas no agendamento dessas avaliações.

Para este agendamento favor procurar o guichê 11 da Central de Marcação de Consultas e Exames no próprio hospital ou através do número (65) 3615-7226, por ligação telefônica ou (65) 3615-7207 mensagem de WhatsApp.
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