Imprimir

Notícias / Política MT

Câmara aprova convocação de diretor da Locar para explicar atrasos de repasses e denúncias de garis

Da Redação - Rafael Machado

A Câmara de Cuiabá aprovou o requerimento de convocação de um representante da Empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda, responsável pela coleta de lixo, para dar explicações sobre irregularidades e denúncias dos coletores de resíduos. A votação aconteceu durante a sessão ordinária desta terça-feira (16). Foram 21 votos favoráveis.

Leia também
Após ameaçar resistência, garis decidem retornar ao trabalho em Cuiabá; prefeitura elabora cronograma


Na justificativa do pedido, o vereador Dilemário Alencar (União) destaca que pairam dúvidas sobre a paralisação recente dos trabalhadores por atraso salarial que teria sido ocasionada devido à falta de pagamento do município a empresa.

Além disso, o diretor da empresa terá que dar explicações sobre a falta de caminhões coletores e de equipamentos de trabalho para os garis.

Os vereadores querem respostas aos questionamentos: se a Prefeitura Municipal de Cuiabá está em dia com os repasses para a Empresa Locar, relativo à prestação de serviços de coleta de lixo; por que os garis do interior têm remuneração maior que os garis que trabalham em Cuiabá, através da Empresa Locar?; por que a “Balsa Ecológica” está paralisada, não fazendo o serviço de limpeza do Rio Cuiabá, conforme cláusula contratual?; por que os caminhões coletores de lixo estão velhos, em péssimo estado para uso?; por que os garis estão trabalhando sem EPI’s (Botas velhas, luvas sugadas e sem protetor solar)?; por que nos caminhões coletores não estão trabalhando 04 Garis, conforme cláusula contratual?.

No início do mês, os trabalhadores da empresa paralisaram as atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, aumento do piso salarial, pagamento do FGTS e mudança na carga horária.

No entanto, a Justiça do Trabalho considerou o protesto ilegal e estabeleceu multa de R$ 100 mil em caso de continuidade, o que fez com que retornassem aos seus postos em menos de uma semana.
 
Imprimir