Imprimir

Notícias / Esportes

Futebol, canoagem, atletismo e taekwondo: conheça os 5 mato-grossenses que vão à Paris

Da Redação - Pedro Coutinho

Mato Grosso será representado por cinco atletas nas Olimpíadas de Paris 2024, na França. Meio-campista do espanhol Atlético de Madrid, Ana Vitória de Araújo, de Rondonópolis, disputará pela seleção de futebol feminino. No atletismo, Almir Jr, de Matupá e Lissandra Maysa Campos, de Nossa Senhora do Livramento. De Água Boa, Caroline Santos vai lutar no taekwondo e Ana Sátila, Primaverense de coração, na canoagem.

Leia mais: 
Governo de MT lança edital Bolsa Atleta 2024 com investimento de mais de R$ 5 milhões

A uma semana para o início das competições, que vão do dia 26 de julho até 11 de agosto, a delegação brasileira conta com 277 atletas classificados. Pela primeira na história, o país será representado por maioria feminina. Serão 153 mulheres e 124 homens, em 39 modalidades.

A estreia do Brasil nos Jogos de Paris será já no dia 27, com a Natação, que vai até o dia 4 de agosto. As disputas de saltos também começam no dia 27, mas o Brasil só cai na água no dia 5 de agosto, com Ingrid Oliveira. 

Ana Sátila

Experiente na canoagem slalom, Ana é de Minas Gerais, mas mudou-se para Primavera do Leste quando criança e se considera mato-grossense de coração. Ela tem três medalhas de ouro e uma de prata em jogos pan-americanos. Em Tóquio, registrou sua terceira participação olímpica, na qual encerrou a prova final na categoria C-1 em 10º lugar. A categoria slalom começa no dia 27.

“Hoje só preciso agradecer muito aqueles que estiveram ao meu lado durante as vitórias e principalmente nos momentos mais difíceis. Vamos juntos para mais um desafio, dessa vez os Jogos Olímpicos de Paris!”, escreveu Ana em suas redes.

Ana Vitória

Ana Vitória Angélica Kliemaschewsk de Araújo, conhecida como Aninha, é uma jogadora de futebol brasileira, que atua como meio-campista. Atualmente, defende o Atlético de Madrid. Natural de Rondonópolis, tem 24 anos e começou sua carreira jogando por time do município. Antes do clube espanhol, defendeu o francês PSG.

Ela foi convocada pelo técnico Arthur Elias no começo de julho para compor o elenco da seleção brasileira de futebol feminino. Ana também disputou a Copa do Mundo 2023. Em Paris, o Brasil estreia dia 25 de julho, contra a Nigéria, em Bordeaux; outros adversários no Grupo C são Japão e Espanha.

Lissandra Maysa Campos

Natural de Nossa Senhora do Livramento, Lissandra é atleta de salto em distância. Ela chega na França ostentando ouro no Campeonato Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia, saltando 6,49m.
Em suas redes socais, Lissandra comemorou a conquista e agradeceu a Deus. A saltadora tem estreia prevista para o dia 6 de agosto, às 5h15, no Stade de France, que fica ao norte da capital parisiense.

Almir Jr

Almir Cunha dos Santos, mais conhecido como Almir Jr, é natural de Matupá (695km de Cuiabá) e compõe esquadrão de 43 convocados brasileiros para o atletismo. Ele disputará o salto triplo e chega na França embalado com marca superior ao índice olímpico: 17,24 m, 2 cm a mais.

Sua estreia está marcada para 7 de agosto com as classificatórias da modalidade, no estádio Stade de France.
Almir Jr registrou o momento da convocação junta a família, em suas mídias socais, em que viu sua figurinha estampada no álbum da delegação do time Brasil.

Caroline Santos

Caroline se apelidou de “Juma”, personagem global de uma mulher que se transforma em onça. Ela é natural de Água Boa (730km de Cuiabá) e vai lutar taekwondo. Ela atualmente ocupa a 8ª posição no ranking mundial, somando 283,88 pontos e disputa na categoria de até 67kg.

Prata no mundial da arte marcial, “Juma” começa sua jornada em Paris no dia 9 de agosto, no Grand Palais. “Paris 2024, aí vamos nós! Caroline, você é uma inspiração para todos nós, representando não só o talento e a força do taekwondo feminino, mas também a resiliência e a paixão que definem verdadeiros campeões. Estamos ansiosos para te ver brilhar nos Jogos Olímpicos, mostrando ao mundo o resultado de anos de trabalho duro e dedicação”, escreveu o time Two Brothers, que garantiu 4 vagas na modalidade.
Imprimir