Imprimir

Notícias / Política MT

Botelho classifica declaração de Riva ao PodOlhar como inoportuna e acredita que ex-deputado agiu com “fígado de pai”

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), classificou como “inoportuna” a declaração dada pelo ex-deputado José Riva no PodOlhar de que caso sua filha, Janaina Riva, não fosse escolhida como primeira-secretária, poderia atuar como oposição ao governador Mauro Mendes (União).

Leia também
Janaina oficializa recuo e 1ª Secretaria será ocupada por Dr. João em chapa de consenso


Botelho comentou que nunca ouviu essa informação da deputada, que no final das contas perdeu a cadeira para seu colega de partido, Dr João, e a declaração de Riva aconteceu de forma mais “fígado de pai”.

“Eu nunca ouvi isso da deputada Janaina. Talvez isso fosse vontade dele, mas não dela. Ela nunca manifestou isso, nunca disse que iria para oposição caso ela perca a primeira secretaria, eu nunca ouvi isso dela, ela nunca externou isso para nenhum deputado. Então eu não acredito que ela tenha esse desejo”, disse em entrevista nesta quinta-feira (25) antes da reunião que definiu Dr João como primeiro-secretário.

“São cabeças diferentes, acredito que ele tenha agido mais com o fígado de pai nessa situação”, acrescentou.

A deputada confirmou o recuo da disputa pela primeira secretaria, como seu “adversário” Beto Dois a Um (União), após reunião com o Botelho de avistou que uma disputa interna poderia azedar a relação entre a Assembleia Legislativa com o Palácio Paiaguás.

Reviravolta

A disputa pela primeira-secretaria da Assembleia Legislativa sofreu uma reviravolta nesta quinta-feira (25), com o recuo de Janaina Riva (MDB) e de Beto Dois a Um (União) em torno de uma construção de consenso em torno do nome do deputado Dr João (MDB) para o cargo de primeiro-secretário na chapa única a ser encabeçada pelo deputado Max Russi (PSB). 

O martelo foi batido na tarde desta quinta-feira (25), durante reunião na sede do Legislativo, em consenso construído pelo atual presidente Eduardo Botelho (União), após sinais de que a disputa interna poderia azedar a relação da Assembleia com o Palácio Paiaguás, que tinha preferência por Beto na 1ª Secretaria.

A situação ficou mais tensionada entre os Poderes, após o ex-deputado José Riva participar do PodOlhar, do Olhar Direto, no dia 18, e afirmar que sua filha, Janaina, deixaria a base governista caso perdesse a eleição por interferência do Governo.

A composição dos dez cargos da Mesa Diretora que irá assumir em fevereiro do próximo ano será definida nos próximos dias, com o retorno dos deputados que estão viajando durante o recesso. Além de Max na Presidência e Dr. João na 1ª Secretaria, o único acerto é de que Júlio Campos (União) ficará como primeiro-vice-presidente.

Por ser chapa de consenso, todos os partidos que têm cadeiras no Legislativo serão contemplados na Mesa.
Janaina, que hoje é primeira-vice-presidente, ainda não decidiu se irá pleitear outro espaço na chapa de Max e Dr. João.
Imprimir