Imprimir

Notícias / Política MT

Vereadores "esquecem" fim de férias e não retornam à sessão da Câmara de Cuiabá

Da Redação - Rafael Machado e Luis Vinicius

A primeira sessão após o fim do recesso dos vereadores na Câmara de Cuiabá, nesta quinta-feira (1°), não aconteceu porque não houve número suficiente de parlamentares presentes no plenário das deliberações.

Leia também
Médico aguarda 'tranquilo' resposta de Botelho sobre vice: 'não temos nenhum tipo de aspiração maior ou menor'


O presidente da sessão, Sargento Vidal (MDB), abriu os trabalhos às 9h, horário regimental, no entanto, não tinha quórum. Ele ainda prorrogou por mais 30 minutos, esperando os colegas, mas ao fim do prazo, apenas o próprio Vidal, Aroldo Telles (PRD) – suplente de Kássio Coelho, e Robinson Cireia (PT) estavama presentes.

O presidente do parlamento, Chico 2000 (PL), explicou que a ausência foi motivada pelas férias de 30 dias que os vereadores têm direito a cada ano. Ele disse que 10 ainda estavam no gozo do benefício e 15 deveriam estar presentes, mas 10 não compareceram e não apresentaram justificativas.

Para abertura de uma sessão é necessário a presença de um terço do parlamento, ou seja, nove parlamentares.

“A Casa precisa colocá-los de férias, e as férias deles terminam amanhã, então ficaram 10 vereadores de férias e 15 deveriam estar na sessão, mas estiveram alguns, só teve, me parece, seis ou sete vereadores, número insuficiente para abertura e, em razão disso, o vereador Sargento Vidal, que estava presidindo a sessão encerrou”, explicou.

“Eu estava na presidência, mas na terça-feira próxima [6 de agosto] nós teremos duas sessões e aí o quórum estará completo porque os vereadores, que estão de férias, já estarão de volta”, acrescentou.

O levantamento feito pela reportagem mostra que apenas Sargento Vidal, Sargento Joelson, Aroldo Telles (PRD) e Robinson Cireia (PT) estavam presentes no plenário até o cancelamento.

Estavam no Legislativo, mas não estavam no plenário até o fechamento da sessão Demilson Nogueira (PP), Chico 2000 e Renivaldo Nascimento (PSDB).

Oito vereadores que tiveram férias finalizadas no dia 31 de julho e não estiveram presentes até o encerramento do encontro, são: Adevair Cabral (Solidariedade); Dídimo Vovô (PSB); Luiz Fernando (União); Marcrean Santos (MDB); Maysa Leão (Republicanos); Michelly Alencar (União); Rodrigo Arruda e Sá (PSDB); Wilson Kero Kero (PMB); Paulo Henrique (MDB).

Estão de férias, que vence no próximo dia 5 de agosto, Dilemário Alencar (União); Lilo Pinheiro (PP); Eduardo Magalhães (Republicanos); Fellipe Corrêa (PL); Pastor Jeferson (PSD); Cezinha Nascimento (União); Marcus Brito Júnior (PV); Professor Mário Nadaf (PV); Rogério Varanda (PSDB).
Imprimir