Imprimir

Notícias / Política MT

Equilíbrio marca primeiro debate dos candidatos à prefeitura de Rondonópolis

Da Redação - Rodrigo Costa

Os candidatos a prefeito de Rondonópolis, Thiago Silva (MDB), Cláudio Ferreira (PL), e Paulo José (PSB), participaram nesta segunda-feira (19) do primeiro debate organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. O encontro foi considerado equilibrado, com os postulantes ao cargo apresentando propostas de seus respectivos planos de governo. 

Leia também
Após erro, oposição consegue adiar votação de PL de Emanuel que transfere dinheiro de remédio para compra de móveis


No início do debate, ao ser questionado por que merece ser o prefeito de Rondonópolis, Thiago Silva expôs ser natural de Rondonópolis e que foi do Movimento Comunitário, como presidente de bairro, viu a importância do diálogo com a população e, assim, foi a base para aprender a fazer política. 

“Sou rondonopolitano, aprendi a dar valor ao trabalho, trabalhei como empacotador e a educação abriu portas para mim, em que sou formado em economia e pós-graduado em Gerência de Cidades e Gestão Pública. Fui eleito vereador em 2012 e 2016, reeleito a deputado estadual, realizando o Gabinete Itinerante e garantindo investimentos para a Unemat. Busquei fazer um mandato próximo da população, que prezasse pelo diálogo. Esse é o nosso perfil. Eu carrego esse aprendizado”, disse.

Um dos temas lançados no debate foi referente ao trânsito, que é uma das problemáticas enfrentadas pela cidade, com altos índices de mortalidade e sobrecarga na saúde pública. 

“O trânsito de Rondonópolis é um dos mais violentos no Estado. Colocamos em nosso plano de governo, em que debatemos com a nossa população e especialistas, para trabalharmos para tornar o trânsito modernizado, vamos investir na base com a educação do trânsito, para as nossas crianças e jovens tornarem multiplicadores e levar para dentro de casa. Vamos melhorar a sinalização, os semáforos, entre outras estruturas necessárias”, posicionou.

Em relação ao esporte, ele ressaltou que essa área será uma das prioridades na gestão municipal. “Vamos levar alegria para as nossas praças, para que nossas crianças possam ter apoio e iniciar em uma modalidade esportiva. Vamos instituir a bolsa atleta, que foi aprovada na época que fui vereador e vamos construir um novo ginásio e revitalizar o nosso estádio para fomentar cada vez mais, o esporte em nossa cidade e reestruturar o que temos no município”, comentou.

O candidato a prefeito Cláudio Ferreira apresentou suas propostas para melhorar a qualidade da educação no município. Uma delas é instituir em Rondonópolis o 15º salário para os professores da rede municipal.

"Queremos um programa de bonificação com 15º salário para motivar os professores. Precisamos melhorar a educação em Rondonópolis, envolvendo toda a comunidade escolar”, afirmou o candidato do PL. Ele acrescentou que o 15º salário fará parte do programa “Escola Nota 10”, que prevê bonificações e capacitação contínua para professores, visando atingir melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Além do benefício para os professores, Cláudio Ferreira também reforçou seu compromisso com a educação infantil, propondo a criação de creches em período integral e priorizando a qualidade do ensino desde os primeiros anos. 

Outra proposta é implementar o conceito de "família educadora", ressaltando a importância do envolvimento familiar no processo educacional. Além disso, Paisagista, como é conhecido, trouxe à tona a necessidade de adotar o método fônico, uma abordagem pedagógica reconhecida mundialmente por acelerar o aprendizado na alfabetização. 

Questionado sobre assuntos importantes como a educação, serviço público, além de temas delicados como o trânsito e a saúde, Paulo José foi enfático na defesa dos avanços e conquistas da atual gestão. “Eu tenho sim padrinho político e não tenho vergonha de esconder, como outros aqui, que têm apoio de ex-prefeitos e ex-governadores, mas não assumem”, disse. 

O candidato das forças progressistas continuou explicando que a população precisa ficar atenta para o risco de a cidade ser fatiada caso algum dos seus concorrentes ganhe a eleição, com a divisão das secretarias e empresas públicas entre os grupos políticos que os apoiam. 

“Do nosso lado é leve, só tem nós mesmo das forças progressistas e nós somos unidos por uma ideia, não por um projeto de poder. O que nós queremos é continuar entregando resultados para a cidade”, completou.

Paulo José conversou com a imprensa ao final do debate e avaliou como positiva a realização do debate. “Eu agradeço a diretoria da CDL por ter promovido esse debate. É o momento político em que a população pode escolher as propostas de governo que estão aí colocadas e todo mundo pode assistir, acompanhar, ver, escolher quem é o melhor gestor para a nossa cidade. E eu vejo que as perguntas e os questionamentos foram bem colocados e deu para a população ver quem será o melhor gestor para a nossa cidade”, concluiu.
Imprimir