Imprimir

Notícias / Política MT

Cuiabá cai no ranking de competitividade entre municípios; saúde e gestão fiscal despencam 116 posições

Da Redação - Rafael Machado

Cuiabá caiu quatro pontos no ranking de competitividade dos municípios. É o que mostrou pesquisa realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) divulgada nesta semana.

Leia também
Federação de Futebol quer barrar edital de concessão do Dutrinha


Dos 65 indicadores analisados, a capital de Mato Grosso caiu 116 posições nos quesitos sustentabilidade fiscal e acesso à saúde.

Em relação ao sistema financeiro, o levantamento apontou uma queda na taxa de investimentos de 64 pontos, em relação ao crescimento da despesa com pessoal, a cidade estava em 244° lugar no ano passado, este ano desceu para 256.

Um dos pilares que houve uma diminuição expressiva foi na qualidade da informação contábil e fiscal do Município. Ano passado, Cuiabá estava na 52° lugar e caiu para 379° em 2024.

Sobre o acesso à saúde, os dados também mostram quedas na cobertura da atenção primária, na cobertura vacinal e no atendimento pré-natal, entre 29 a 30 pontos, em relação a 2023.

Outros temas em que houve queda representativa foi na destinação de lixo, com 130 pontos, e a taxa de matrícula de crianças no ensino fundamental, de 107 pontos.

A cidade já não apresentava uma boa colocação em 2023, quando estava na 139° colocação, cerca de 21 pontos a menos do que apresentava em 2022.

O levantamento da CLP analisa 65 indicadores, distribuídos em pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública, de 410 municípios do país com mais de 80 mil habitantes.
Imprimir