Imprimir

Notícias / Política MT

Negros são 64% de candidatos nas eleições de MT, mas minoria nas disputas a prefeito

Da Redação - Airton Marques

Pretos e pardos representam 63,8% dos candidatos inscritos nas eleições de 2024, em Mato Grosso, mas ainda são minoria na disputa ao cargo de prefeito. Dos que vão disputar o comando do Executivo Municipal nos próximos meses, apenas 46,6% se declararam pretos e pardos. Os dados foram levantados pelo Olhar Direto junto à Justiça Eleitoral.

Leia também
“Servidor não vai ser vigiado por câmeras, mas sim valorizado e respeitado”, afirma Kennedy

Fenômeno é relativamente melhor que o cenário de 2020. Naquela eleição municipal, a participação de pretos e pardos representou 59,5% de todas as candidaturas. Entretanto, nas disputas por prefeituras, o percentual de negros caía para 43,3%

Negros são 51,7% dos candidatos a vice em 2024. O percentual é maior do que o de cabeças de chapa e variou em relação às últimas eleições municipais – quando 46,6% dos candidatos a vice eram pretos e pardos. Ao todo, 191 pretos e pardos vão disputar vagas de vice nos municípios de Mato Grosso.

Ainda conforme dados da Justiça Eleitoral, 64,9% dos candidatos a vereador se declararam pretos ou pardos – total de 6.640.

O grupo de mulheres negras representa apenas 21,8% das candidaturas e 7,4% dos eleitores mato-grossenses. Do total de postulantes às prefeituras, representam apenas 5,1% das candidaturas.

Vale lembrar que o percentual de candidaturas negras impacta na distribuição de recursos. Pela legislação, os partidos devem destinar a candidatos pretos e pardos uma fatia do total de dinheiro disponível para campanha equivalente ao número de candidaturas que eles representam.

O Congresso reduziu o montante para candidatos negros, a partir de uma emenda à Constituição aprovada no dia 15 de agosto. Foi fixado em 30% o repasse mínimo para pretos e pardos a partir deste ano. Na prática, isso pode fazer com que as legendas destinem menos verba do que repassam hoje a esses candidatos.
Imprimir