Imprimir

Notícias / Cidades

Presidente da associação de entregadores de app defende implantação de faixa azul para motos em Cuiabá

Da Redação - Rodrigo Costa

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou na última semana audiência pública para discutir a confecção de faixas exclusivas para motos. A iniciativa já é realidade em avenidas e ruas de algumas cidades brasileiras, como São Paulo, que já conta com corredores desse tipo. 

Leia também
Município veta lavagem de calçadas e veículos para evitar desperdício de água; produtores temem perder rebanho

De acordo com o presidente da Associação dos Entregadores por Aplicativos de Cuiabá, João Gabriel Patriota Muniz, hoje a capital cuiabana tem cerca de 6 mil entregadores cadastrados e o número de acidentes tem aumentado a cada dia junto a esse público.

“O transporte por meio de motociclistas virou um serviço necessário, não só aqui, mas, nas grandes capitais brasileiras, e está se multiplicando. Em todo o Brasil são milhões de motocicletas. Em Cuiabá, centenas de trabalhadores utilizam a motocicleta para a entrega do lanche, para o transporte de passageiros. Precisamos da faixa azul, um corredor exclusivo para esse tipo de transporte e com isso reduzir a zero os acidentes. Alguns estados já adotaram a pista exclusiva para os motociclistas", destacou Muniz .

O deputado Wilson Santos (PSD), autor do requerimento, afirmou que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso está à disposição da categoria e fará o que puder na elaboração de uma legislação para ajudar os motociclistas.

“A faixa azul é uma realidade em São Paulo e em outros estados mais desenvolvidos e pode sim ser implantada aqui em Mato Grosso, basta ter uma ação em conjunto entre o estado e a prefeitura. Mas além da faixa azul, nós temos outras reivindicações, como por exemplo, a utilização do autódromo do Parque Novo Mato Grosso para o lazer desses motociclistas com uma pista para manobras”, enfatizou Wilson.

De acordo com o Faissal (Cidadania) a audiência pública foi realizada justamente para ouvir as associações de motociclistas e de motoclubes acerca do assunto.

“Com esse crescimento nas ruas, a moto  se tornou um veículo perigoso. Então, os acidentes acontecem, os hospitais ficam abarrotados, o poder público acaba gastando com internações e cirurgias. Se tiver uma faixa exclusiva dará fluidez no trânsito e reduzirá os números de acidentes com motociclistas”, concluiu Faissal.

Itagene Júnior é presidente da Associação e Moto Clube Mato Grosso Oficial. Ele falou sobre a importância da discussão e de uma lei para dar mais segurança e condições de trabalho aos motociclistas.

“O motociclismo, a cada dia, avança em várias áreas ,desde a competição como esporte até aos que trabalham no dia a dia. Então, estamos apresentando alguns itens aos deputados como a cobrança na conclusão do autódromo em Cuiabá, um espaço de manobras dentro do Parque Novo Mato Grosso, a tag para os motociclistas nas praças de pedágios, porque a gente faz  passeios de moto que conta com 300, 400 motos subindo a Serra de São Vicente ou indo para Jangada, onde  termina ‘travado’  ali no pedágio, além da implantação da faixa azul nas principais avenidas de Cuiabá”, disse Itagene.

Além das faixas para motos, a audiência também discutiu a criação de um espaço para manobras de motociclistas no autódromo do Parque Novo Mato Grosso, a proibição da soltura de pipas em perímetro urbano e a colocação de tags (chip eletrônico) em pedágios para motociclistas das rodovias de Mato Grosso.
Imprimir