Imprimir

Notícias / Cidades

Moradores fazem 'abraçaço' em Portal do Inferno em ato contra obras na MT-251

Da Redação

Moradores e ativistas de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá) se reuniram na quinta-feira (22) para um abraço simbólico no Portão do Inferno, manifestando-se contra as obras previstas na rodovia MT-251. O projeto de engenharia pretende remover parte das rochas do paredão com o objetivo de evitar desmoronamentos, mas tem gerado preocupações entre a população local.

Leia mais
Bombeiros se mobilizam para combater fogo que atinge paredões em Chapada


Os moradores alegam que a decisão foi tomada sem consulta pública, deixando de considerar os possíveis impactos negativos no comércio e turismo. O Portão do Inferno, além de ser um ponto turístico icônico, possui grande valor simbólico para a comunidade.

O abraço coletivo foi a forma encontrada pelos moradores para expressar o desejo de preservar esse patrimônio histórico e cultural.

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), as obras estão programadas para começar na próxima quarta-feira (28). Durante os primeiros dias, o tráfego na MT-251 continuará sem interdições.

As obras realizadas são de retaludamento, técnica usada para evitar deslizamentos de terra e melhorar a segurança e a estabilidade do terreno, já que em dezembro de 2023 foram registrados duas quedas de rochas na região, em menos de 24 horas. Na época, o Governo de Mato Grosso decretou situação de emergência.

Antes das obras começarem de forma efetiva, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estarão no local para prestar serviços de controle ambiental e limpeza do terreno, que incluem o resgate de espécies da flora local e a retirada de animais da área.

A secretaria informou que a remoção da vegetação será realizada de forma manual, sem o uso de maquinário pesado, a fim de minimizar os impactos ambientais. Essa prática visa preparar o terreno para a próxima fase das obras, que inclui a abertura de um caminho de acesso seguro e eficiente.
Imprimir