Imprimir

Notícias / Política MT

Avallone diz que incêndios em MT estão 'extremamente controlados', mas prevê situação crítica nos próximos meses

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

O deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Carlos Avallone (PSDB), fez um alerta sobre a situação dos incêndios no estado. Embora tenha afirmado que, no momento, as chamas estão “extremamente controladas”, Avallone prevê uma piora nos próximos meses com a seca prolongada e a escassez de chuvas.

Leia também
Mato Grosso registra aumento de quase 300% nos focos de incêndio e lidera ranking nacional em 2024


“Aqui no Mato Grosso o fogo está extremamente controlado ainda. Deverá piorar, porque as condições climáticas são fortes, mas nunca houve um preparo tão grande como houve desta vez. Nós estamos preparados”, disse. 

“Como eu ouvi uma previsão falando que nós só vamos ter chuva forte em novembro, se só tiver chuva forte em novembro, realmente nós vamos ter muito incêndio ainda até novembro porque está seco demais, inclusive em volta de Cuiabá, em todos os lugares”, completou. 

Avallone disse ter solicitado à aeronáutica um avião KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira para ajudar no combate a incêndios florestais que atingem Mato Grosso. “Esse [avião], chegando, vai nos ajudar bastante”. Além disso, o parlamentar confirmou a chegada de um helicóptero para transportar brigadistas e disse que aguarda a resposta da solicitação de dois barcos que devem auxiliar no combate aos incêndios.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 39 incêndios florestais no Estado, conforme atualização feita na noite desta terça-feira (27). Na segunda-feira (26), eram 26. Atuam mais de 190 homens em campo, que contam com apoio de quatro aviões, um helicóptero, 55 viaturas, entre caminhões-pipa e caminhonetes, 11 máquinas e quatro barcos.

No Pantanal, 79 bombeiros estão distribuídos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; divisa de Cáceres com a Bolívia; e na região da Fazenda Cambarazinho, em Poconé. Nesses locais, os militares contam com dois aviões, 16 viaturas, 11 máquinas, quatro barcos e um caminhão-pipa.

Auxiliam nas ações oito funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), três membros da Defesa Civil do Estado, um integrante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), brigadistas do ICMBio e Ibama, militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.

Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.
Imprimir