Imprimir

Notícias / Política MT

Barramento de rio e falta de chuva faz com que cidade decrete situação de emergência

Da Redação - Rafael Machado

A cidade de Jangada enfrenta uma grave crise hídrica, levando o prefeito Rogério de Oliveira a decretar situação de emergência por 120 dias, temendo o agravamento do cenário. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (29).

Leia também
Deputado diz que seca tem dificultado combate a incêndios e pede cooperação entre autoridades: 'problema atinge todos'


No documento, o prefeito aponta que barramentos na Região Hidrográfica do Rio Paraguai, somados à redução do período chuvoso, resultaram na diminuição crítica do nível das águas que abastecem o município.

Em resposta à crise, foi proibida a utilização de água fornecida pelo município para abastecimento e substituição de água de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras, até que a situação se normalize.

Além disso, foi instituído o Comitê de Gestão de Crises, encarregado de coordenar as ações de combate à crise hídrica na cidade. O comitê será composto pelo prefeito, secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Infraestrutura, Obras, Transporte, Finanças, Meio Ambiente, e pela concessionária responsável pelo abastecimento de água.

Durante os quatro meses de emergência, os contratos para aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta à crise hídrica e às obras relacionadas estarão dispensados de licitação.
Imprimir