Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Voluntários que atuaram em Brumadinho reforçam equipe de fauna da Sema no Pantanal

Da redação - Yasmim Di Berti

Quatro profissionais especialistas em animais silvestres reforçarão em setembro a equipe de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) como voluntários no Pantanal. Os dois médicos veterinários e duas biólogas se cadastraram na secretaria para atuar nas ações de resgate e manejo da fauna silvestre.

Leia mais 
Polícia atua em operação para fiscalização em áreas de garimpo e aplica multa superior a R$ 100 mil


O grupo atuou no resgate de animais na tragédia de Brumadinho (MG), em 2019, além de outras situações de emergência em mineradoras e petrolíferas. Eles já chegaram ao Estado e ficarão na Base Jaguar do Exército Brasileiro, localizada na Transpantaneira.

O objetivo da Sema é agir preventivamente, fortalecendo as equipes da secretaria durante os meses de emergência ambiental. A medida visa reduzir os impactos causados pelas queimadas em relação à fauna nativa do pantanal mato-grossense com ações integradas de resgate, manejo e atendimento de primeiros-socorros para animais silvestres vitimados pelo fogo. 

O médico veterinário Pablo Pezoa, que trabalha há mais de 20 anos com animais silvestres, ressaltou a importância do desafio e de fazer a diferença nesse período tão crítico para o meio ambiente.

“Atuamos com uma clínica especializada em atendimento a animais silvestres em Belo Horizonte (MG) e logo que soubemos do cadastramento de voluntários nos inscrevemos e fomos selecionados”, conta.

O coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Eder Toledo, destaca que os profissionais irão compor a equipe liderada por profissionais da secretaria em um revezamento, sendo que a previsão é que cada equipe ficará no Estado por até 30 dias, sendo convocados de acordo com a necessidade. 

“São especialistas em animais silvestres, com habilidade para resgate, manejo e tratamento clínico emergencial. Já atuaram nessa atividade em momentos anteriores e conhecem o ambiente, e desta forma, trarão grande reforço para nossa equipe de fauna durante esse período emergencial”, avalia Eder.

O cadastro

Podem se cadastrar pessoas físicas. Os selecionados serão convocados, conforme a necessidade, até 31 de dezembro de 2024. Apenas as equipes convocadas pela Gerência de Fauna Silvestre da Sema, e que possuam autorização emitida pela Pasta, poderão atuar no resgate e manejo dos animais silvestres.

A Sema orienta que os voluntários estejam cientes dos riscos e responsabilidades envolvidos nas ações de resgate e manejo de fauna silvestre, comprometendo-se a seguir as diretrizes estabelecidas pela Secretaria.

A normativa esclarece que o trabalho desenvolvido pelas equipes de voluntários não configura vínculo empregatício com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Este trabalho é considerado de relevante interesse público e não oferece qualquer tipo de remuneração.

Durante o período de atuação, poderão ser convidados servidores e pesquisadores de outras Secretarias de Estado, instituições oficiais de pesquisa do Mato Grosso e Organizações Não Governamentais para contribuir com o trabalho.

Para se cadastrar, acesse AQUI o formulário digital.

(Com informações da assessoria)
Imprimir