Imprimir

Notícias / Política MT

Filha de Marielle Franco desembarca em Cuiabá para lançamento de agenda política contra desigualdades e por justiça social

Da Redação

Nesta sexta-feira (30), a partir das 19h, o Centro Cultural Casa das Pretas será palco do lançamento oficial da Agenda Marielle Franco de 2024. O projeto conta com uma série de propostas para superação das desigualdades e promoção da justiça racial, de gênero e de classe nas cidades. A apresentação do material será feita por Luyara Franco, presidente do Instituto Marielle Franco e filha da vereadora morta em 2018.

Leia mais 
Presidente do PT afirma que eleição de Lúdio é prioridade e garante mais dinheiro; visita de Lula é estudada
 

Com foco na juventude, o evento deve reunir representantes políticos, diferentes candidaturas e pessoas interessadas no debate proposto pelo Instituto. Ainda durante o encontro será feita a assinatura de um termo de aceite das candidaturas presentes que decidirem se comprometer com as propostas apresentadas na Agenda.
 
Além das propostas, também é previsto uma estratégia de acompanhamento das candidaturas que se comprometerem e forem eleitas. A medida visa garantir o fortalecimento dos mandatos de mulheres negras cis, trans e travestis, pessoas LGBTI+ e periféricas entre 2025 e 2028.
 
De acordo com Antonieta Costa, presidente do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune), discutir as questões da juventude é fundamental para pensar o futuro das nossas cidades.
 
"É muito importante discutir a juventude. É uma pauta que é cara para nós e que infelizmente vemos poucas discussões. Então queremos nos reunir para discutir, propor e informar sobre como as Eleições de 2024 vão interferir no futuro da nossa juventude", disse a presidente.
 
Já para Maria Clara Bertúlio, articuladora da Casa das Pretas, o evento também propõe uma forma de inserir os jovens na discussão política municipal.
 
"Se a gente não participar ativamente, nós não teremos voz e ficaremos à margem das decisões políticas. Por isso o protagonismo da juventude é tão importante neste momento. Para além da representatividade, é urgente a construção de possibilidades de representações que correspondam às nossas demandas e necessidades", disse Maria Clara.
 
O evento também conta ainda com a participação de lideranças como Lupita Amorim, cientista social, multiartista e membro do Coletivo Negro Universitário (CNU), e Clarinda Castro, secretária-geral da União Estadual dos Estudantes e Conselheira da Juventude.
 
Ocupa Marielle Franco
 

A ação faz parte do projeto 'Ocupa Marielle Franco' iniciado também na Casa das Pretas, no último mês. O movimento busca ampliar o legado político deixado por Marielle Franco, socióloga, ativista e então vereadora do Rio de Janeiro.
 
Segundo o Instituto, fundado pela família de Marielle, a ação deve alcançar diferentes regiões do país ampliando o repertório de tecnologias de mobilização e articulação política.
 
Ainda há a possibilidade de mapear os desafios e problemas da cidade para promover espaços de construção participativa, em especial para candidatura de mulheres negras.
 
Ao longo de todo percurso eleitoral, o Instituto (em parceria com a Casa das Pretas) fará ações para incentivar a participação das lideranças negras e LGBTI+ nas Eleições Municipais de Cuiabá.

(Com informações da assessoria)
Imprimir