Imprimir

Notícias / Esportes

Cuiabá vence o Criciúma de virada e ganha fôlego na luta contra a degola

Da Redação - Pedro Coutinho

O Cuiabá venceu o Criciúma de virada neste sábado (31), por 2 a 1, na Arena Pantanal, após longas oito partidas sem sentir o sabor do triunfo. O Tigre abriu o placar em jogada de escanteio, com Arthur Caike. O empate veio no segundo tempo, com um golaço de placa anotado por Clayson, em bela cobrança de falta. Lucas Fernandes virou com assistência de Railan, aos 21 da etapa final. Com o mérito importantíssimo, que marcou a estreia do novo treinador, Bernardo Franco, o Dourado ganhou fôlego para buscar mais uma permanência. Apesar de se manter em penúltimo, diminuiu para três pontos a distância do Fluminense, que é o primeiro fora do Z-4. O clube catarinense se manteve em 12ª posição, com 28 pontos. 

Leia mais: Cuiabá recebe o Criciúma com estreia de técnico na luta contra o rebaixamento

Primeiro tempo

Criciúma subiu as linhas e iniciou controlando a posse. Encurralou o Cuiabá, que teve dificuldades para subir ao ataque. A primeira finalização do jogo foi uma cabeçada de Marllon, aos 9 minutos, em levantamento de escanteio, mas saiu direto pra tiro de meta.

A resposta veio aos 11, com Allano. Da esquerda para o meio, ele conduziu com espaço e chutou com categoria de fora da área. A bola ia no ângulo, mas Walter subiu no terceiro andar e salvou.

Depois disso, o Dourado mudou a postura e passou a agredir o Tigre, somando oportunidades perdidas com Derik, Pitta, Claysson e Max. Até que, aos 35, o Criciúma fez faler o ditado "quem não faz, leva", e jogou um balde de água fria na contenda ofensiva Auriverde.

Em cobrança de escanteio, aos 35,  Arthur Caíke subiu mais que a marcação de Alan Empereur e cabeceou direto pro fundo do gol.
 
Segundo tempo

O Dourado voltou quente do vestiário e conseguiu a virada, sem dar chances para o Criciúma, que não viu a cor da bola na etapa final. Até o golaço de Clayson, o time acumulou chances com Pitta e Derik.

Aos 11, o time sofreu falta na entrada da área e empatou. Clayson chamou a responsabilidade da cobrança e converteu uma pintura. Com confiança, ele bateu no ângulo, sem chance para Gustavo.

A virada veio aos 21, com o meia Lucas Fernandes. O estreante Gustavo Sauer começou a jogada pela direita. Ele achou Railan, que recebeu na entrada da área e cruzou para Lucas. O meia bateu de primeira, no reflexo, e surpreendeu o goleiro Gustavo. Foi seu terceiro gol pelo Auriverde, sendo o primeiro no Brasileirão.

Depois da virada, os dois lados acumularam chegadas ofensivas, mas sem exigir grandes defesas dos goleiros Walter e Gustavo. Já nos acréscimos, em contra-ataque veloz puxado por Sauer, Pitta recebeu de Sobral na pequna área, mas finalizou pra fora. 
 
Como fica?

Com o triunfo, conquistado após longas oito partidas sem sentir o sabor da vitória, o Cuiabá somou 21 pontos, um a menos que Corinthians e Vitória, e três a menos que o Fluminense, primeiro time fora da degola. Apesar do mérito, continuou estacionado na penúltima posição.

Caso vença o Juventude, na próxima quinta-feira (5), às 19h em casa, o time de Bernardo Franco poderá sair da degola dependendo do resultado dos rivais diretos.

O Tigre continuou na décima segunda posição, com 28 pontos, e agora terá intervalo de 15 dias até enfrentar o Palmeiras, no próximo dia 15, no Allianz Parque.
Imprimir