Imprimir

Notícias / Cidades

Mato Grosso possui 15 municípios em situação de emergência por estiagem severa

Da Redação - Mayara Campos

Mato Grosso possui quinze municípios com decretos de situação de emergência por seca ou estiagem até a última segunda-feira (02), conforme dados da Defesa Civil. O estado vive a pior seca dos últimos 44 anos, segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).

Leia mais
Municípios de MT registraram seca extrema ou severa nos últimos meses

O Cemaden considera o período de estiagem de maio a agosto com a pior seca já registrada desde os anos 1980 em 16 dos 27 estados da federação, incluindo o Distrito Federal.

Os municípios em Mato Grosso que sofrem com o fenômeno estão com falta de abastecimento de água, fora os danos no setor agrícola. Confira a lista:

Feliz Natal (estiagem)
Arenápolis (seca)
Barão de Melgaço (seca)
Poconé (seca)
Santa Cruz do Xingu (seca)
Cáceres (seca e estiagem)
Glória D'Oeste (seca)
Nossa Senhora do Livramento (seca)
Apiacás (seca)
Juscimeira (estiagem)
Água Boa (estiagem)
Nova Bandeirantes (seca)
São José dos Quatro Marcos (seca)
Chapada dos Guimarães (seca)
Rondolândia (estiagem)

Segundo a Defesa Civil, apenas os municípios de Barão de Melgaço, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Juscimeira possuem homologação estadual.

Em Cáceres, o prefeito Odenilson Silva (Republicanos) decretou a situação de emergência no último dia 28 de agosto. O gestor considera ainda o baixo nível do rio Paraguai, que provoca a redução expressiva de captação de água para abastecimento no sistema de distribuição.

A Agência Nacional de Águas (ANA) decretou a situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos na região hidrográfica do Paraguai, em maio deste ano, e prevê a vigência até 31 de outubro.
 
 
Imprimir