Imprimir

Notícias / Política MT

Martinelli diz que suspensão de X representa ameaça à liberdade de expressão e impacta economia do Brasil

Da Redação - Rafael Machado

A senadora Rosana Martinelli (PL) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a rede social X, o antigo Twitter, e bloquear as contas da Starlink no Brasil. Martinelli destacou os graves impactos econômicos e sociais da medida, afirmando que a decisão ameaça a liberdade de expressão, além de comprometer setores cruciais como a educação e a segurança nacional.

Leia também
Mendes cobra leis mais incisivas contra criminosos que promovem desmatamento e queimadas


“Não podemos nos calar. Essa recente decisão do STF […] é um verdadeiro absurdo, com implicações econômicas gravíssimas. Estamos falando de milhões de brasileiros que utilizam a plataforma X, diariamente, para negócios, comunicação e informação. Com essa medida, a liberdade de expressão de 22 milhões de usuários está sendo, diretamente, ameaçada, e essa suspensão afeta, profundamente, empresas e produtores de conteúdo que dependem da plataforma como sua principal fonte de renda”, ressaltou durante discurso no Senado Federal.

Outro ponto crítico abordado pela senadora foi o bloqueio das contas da Starlink, maior provedora de internet via satélite no país. Segundo a liberal, a empresa atende 215 mil clientes, incluindo escolas em regiões remotas, especialmente na Amazônia, que já estão sofrendo com a interrupção dos serviços.

Martinelli ressaltou que o bloqueio da Starlink compromete atividades essenciais, como a emissão de notas fiscais, e afeta diretamente comunidades isoladas. Ela questionou como o Brasil pode almejar ser um país desenvolvido quando decisões judiciais desse porte afastam investidores e geram insegurança jurídica.

“Como querer ser um país desenvolvido, uma vez que precisamos continuar buscando investidores, que é o que vai nos ajudar a ter desenvolvimento, com medidas dessa natureza? Como podemos inovar se, a qualquer momento, temos uma decisão judicial que causa uma insegurança jurídica muito grande?”, questionou.

“Eu pergunto como você vai investir se você não tem segurança hoje para a empresa brasileira e também para as internacionais que querem investir no país. Ao invés de proteger os interesses nacionais, essa medida acaba por fragilizá-los, afastando investimentos e inibindo o crescimento de setores-chaves para a economia”, acrescentou.

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, determinou a suspensão da rede social até que o bilionário, Elon Musk, dono do X, indique represente legal no Brasil e por não cumprir decisões judiciais. A decisão foi confirmada pela Primeira Turma do STF.
Imprimir