Imprimir

Notícias / Cidades

Influencer é denunciado por extorsão e chantagem contra advogado em Cuiabá

Da Redação

A 9ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá apresentou uma denúncia contra o influencer Cleverson Daleffe, acusado de extorsão em um caso que envolve a venda de terrenos. O processo foi instaurado após o advogado Miguel Zaim, suposta vítima no caso, registrar um boletim de ocorrência relatando ter sido alvo de chantagem.

Leia mais
Polícia investiga grupo que usa ambulâncias para traficar drogas em ambulâncias


O conflito teve início em 2015, quando Zaim vendeu dois terrenos para o irmão de Daleffe. No ano seguinte, os terrenos foram revendidos para uma terceira pessoa, que se comprometeu a arcar com os débitos de IPTU. Em 2020, o irmão do influencer informou a Zaim que o novo proprietário não havia quitado os impostos. O advogado sugeriu que a questão fosse resolvida diretamente entre eles, mas, segundo o Ministério Público (MP), foi a partir desse momento que o nome do jurista começou a ser exposto de maneira negativa.

Em março de 2023, Cleverson Daleffe entrou em contato com Zaim pelo WhatsApp, ameaçando divulgar informações difamatórias a seus mais de 140 mil seguidores no Instagram caso o advogado não quitasse os valores referentes aos imóveis. Diante da falta de resposta, Daleffe realizou uma transmissão ao vivo em sua plataforma, acusando publicamente o jurista.

O MPMT destacou que, embora a live tenha sido removida por ordem judicial, o conteúdo já havia sido compartilhado em outras plataformas, como YouTube, Facebook e Google. O advogado Miguel Zaim afirmou desconhecer o motivo das ofensas proferidas e ressaltou que nunca teve qualquer transação comercial ou contato direto com o influencer.

As chantagens incluíram mensagens de texto, nas quais Daleffe ameaçava expor o advogado como "caloteiro e vagabundo". Segundo o inquérito, o objetivo era obter uma vantagem econômica indevida por meio da difamação pública.

Com base nas evidências apresentadas, a Promotoria concluiu que Cleverson Daleffe deve ser responsabilizado criminalmente pelo crime de extorsão, conforme previsto no artigo 158 do Código Penal Brasileiro.

O caso agora segue para a Justiça, onde o influencer poderá responder pelas acusações.
Imprimir