Imprimir

Notícias / Educação

Vestibular da Unemat oferece 2.550 vagas para início em 2025

Da Redação - Giovanna Bitencourt

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou na sexta-feira (6) o edital do Concurso Vestibular 2025/1, que abrirá as vagas para novos estudantes no primeiro semestre de 2025. Esta edição do vestibular oferece 2.550 vagas em 63 cursos, distribuídas em 13 municípios do estado. Clique aqui para acessar o edital completo e a página de inscrições.
 
Leia mais
Cantor Leonardo compra lote em condomínio que terá área verde, lagos e capela ecumênica em Cuiabá


As inscrições com isenção de taxa estarão abertas entre os dias 12 a 22 de setembro. Para aqueles que não podem usar o benefício de isenção, o período de inscrições vai de 10 de setembro a 10 de outubro.
 
As provas acontecerão nos municípios de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
 
O vestibular será realizado no dia 8 de dezembro, das 13 às 18 horas. A primeira fase incluirá quatro provas objetivas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. A segunda fase será composta por uma prova de redação.
 
Ao contrário dos anos anteriores, em que o ingresso era realizado pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2025 a Unemat realizará seu próprio vestibular para ingresso no primeiro semestre. As inscrições e provas serão realizadas no segundo semestre de 2024.
 
Outra novidade é a inclusão de dois processos seletivos: um por meio de prova e outro por análise de histórico escolar, conforme o curso escolhido. Candidatos que estão no 3⁠º ano do Ensino Médio também podem participar, desde que apresentem o histórico escolar provisório do 1º e 2º ano.
 
Candidatos que são titulares ou dependentes no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção automática da taxa de inscrição. Doadores regulares de sangue e profissionais técnicos da Educação Superior da Unemat também têm direito à isenção.
 
Nesta edição, serão oferecidas quatro turmas noturnas para os cursos de Administração em Campo Verde, Ciências Contábeis e Direito em Alto Araguaia, e Direito em Colíder, passando a incluir os cursos Engenharia Florestal e Tecnologia em Gestão e Inovação em Agronegócios no mesmo período.
 
A 1ª chamada será divulgada no dia 3 de fevereiro, com envio de documentos entre 4 e 6 de fevereiro. A 2ª chamada ocorrerá no dia 10 de fevereiro, e assim por diante, com a 4ª chamada e a lista de espera a partir do dia 26 de fevereiro. O resultado será anunciado no dia 3 de fevereiro, e o período letivo terá início no dia 17 de fevereiro.
 
A Unemat adota um sistema de ações afirmativas, reservando vagas para estudantes de escolas públicas, além de cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência. A principal novidade desta edição é a exigência de um vídeo de identificação e autodeclaração para candidatos que optam pelas cotas para negros. O edital também prevê atendimento especializado para candidatos com diversas condições e permite o uso do nome social para candidatos trans.
 
Para mais informações, acesse vestibular.unemat.br ou entre em contato com a Diretoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) pelo e-mail vestibular@unemat.br ou pelo telefone (65) 98120-0095.
Imprimir