Imprimir

Notícias / Cidades

Operação contra financiadores do tráfico de drogas prende empresário de Cuiabá apontado como líder

Da Redação - Mayara Campos / Do Local - Luis Vinicius

A Operação Carga Branca, deflagrada nesta quinta-feira (12), para cumprimento de 54 mandados judiciais contra uma rede de ‘financiadores’ do tráfico de drogas, tem como alvos alguns empresários, cujos nomes não foram divulgados, incluindo um morador de Cuiabá, que é apontado como líder da organização.

Leia mais
Homem morre preso às ferragens em acidente entre carro e caminhão na MT-010

De acordo com o delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), Wilson Wcibulski Júnior, o grupo utilizava uma empresa de fachada, no ramo de prestação de serviços, localizada no estado de Rondônia para lavagem de dinheiro. Foi identificada uma movimentação de R$ 4.410.336,36 na empresa, em menos de um ano.

O grupo utilizava o dinheiro para adquirir veículos de carga para o transporte de grandes quantidades de cocaína, sendo que, possivelmente, grande parte do entorpecente seria enviado para a Europa. Ao todo, cinco carretas foram apreendidas durante a deflagração da operação, junto com motocicletas e carros de passeio. Também foram objetos de apreensão, sete armas de fogo.

Na operação que mobiliza diversas Forças de Segurança Pública são cumpridos 13 mandados de prisão preventiva, 13 de busca e apreensão domiciliar, 14 bloqueios de contas bancárias e 14 sequestros de veículos. Os investigados respondem pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. 



A operação é o desfecho de investigações aprofundadas iniciadas com o inquérito policial instaurado no ano de 2020, após a apreensão de 450 tabletes de cocaína, encontradas no interior de em um caminhão, revelando um esquema complexo, que utilizava veículos de transporte para movimentar grandes quantidades de drogas. 

No caso do caminhão apreendido, que deu início às investigações, foi identificado que o veículo foi adquirido especificamente para o transporte de cocaína, e as transações financeiras relacionadas ao veículo levantaram suspeitas adicionais sobre a rede criminosa, com a identificação das lideranças. 

Durante o período de investigação foram apreendidos três veículos com expressiva quantidade de drogas pelas forças de Segurança do Estado de Mato Grosso. Com base nos elementos colhidos, a operação tem como foco a identificação e prisão de envolvidos no esquema de tráfico que dissimulava o transporte de drogas entre estados. 
Imprimir