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Notícias / Cidades

Serviço da coleta de lixo em Cuiabá continua preocupando moradores com falhas e paralisação

Da Redação - Mayara Campos

Moradores de Cuiabá denunciam o acúmulo de lixo por bairros da capital nos últimos dias, evidenciando a precariedade do serviço de coleta. Trabalhadores afirmam que a falta de pagamentos dos salários tem causado a paralisação dos serviços. 

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Ao Olhar Direto, o comerciante de 66 anos, Danilo Helmann, que mora no bairro Alvorada, manifestou seu descontentamento com o serviço prestado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) na Capital. 

“Constantemente está tendo falhas na coleta de lixo aqui no Alvorada. Semana passada, quando o caminhão veio, questionei o motorista se havia ocorrido alguma mudança, como o horário da coleta, mas ele disse que não mudou nada”, relatou Danilo. 

Ainda durante a conversa, o trabalhador explicou que a categoria tem paralisado o serviço quando não há pagamento do salário, causando o acúmulo de lixo nas ruas de Cuiabá.

“Nesta segunda-feira mesmo, dia de coleta, e todas as lixeiras estão abarrotadas. O que mais me indigna é que isso começou depois que a Prefeitura começou a recolher a taxa de lixo, que vem na conta de água. Eu mesmo pago 20 reais todo mês, e como assim não tem dinheiro? Antes, quando não havia a cobrança, não tinha esse problema da falta de coleta”, ressaltou Danilo. 

A cobrança da taxa de lixo foi aprovada pela Câmara Municipal em dezembro de 2022, para se adequar à legislação do novo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2020. Com a medida, todos os municípios brasileiros foram obrigados a regulamentar a taxa de lixo.

O decreto para início da cobrança foi publicado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em junho de 2023. Desde então, a cobrança já sofreu um reajuste, aplicado a partir de fevereiro deste ano, e os valores saltaram para R$ 33,10, para bairros que recebem a coleta três vezes por semana, e R$ 66,20, onde os coletores de resíduos sólidos passam de segunda a sábado. 

Outro lado

Questionada sobre as falhas no serviço da coleta de lixo, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), afirmou à reportagem que não houve suspensão dos serviços, e o pagamento foi realizado à terceirizada responsável. Confira a nota:

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) informa que o pagamento à empresa MD Terceirizados Ltda, responsável pelos serviços contratados, foi devidamente efetuado conforme os prazos e condições estabelecidos em contrato.

Reforçamos que não houve suspensão dos serviços urbanos.

Esclarecemos, ainda, que a gestão financeira e administrativa da empresa terceirizada não é responsabilidade da Limpurb, sendo atribuição exclusiva da própria contratada. Portanto, quaisquer questões relacionadas à administração interna da empresa devem ser dirigidas diretamente aos seus gestores.
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