Imprimir

Notícias / Cidades

Águas Cuiabá interdita rua no Porto para substituir rede antiga de abastecimento

Da Redação - Thaís Fávaro

Nesta segunda-feira (22), a concessionária Águas Cuiabá inicia a segunda etapa das obras com a instalação de 680 metros da nova adutora na rua Feliciano Galdino, no bairro Porto, em Cuiabá. Durante as obras, a rua será interditada em meia pista sendo que a gestão do tráfego de pedestres e veículos é feita em parceria com a Secretaria de Mobilidade de Cuiabá (Semob).

No total, 1.460 metros de redes serão instalados na região. O trabalho, iniciado pela Águas Cuiabá no último mês, tem conclusão prevista para outubro de 2019 e consiste numa importante melhoria no sistema de abastecimento de água da cidade.

Leia mais
Águas Cuiabá interrompe abastecimento em mais de 100 bairros;veja lista

Desde que assumiu os serviços de saneamento da capital, a Águas Cuiabá segue cronograma de substituição das redes de abastecimento em todo município. Dentro deste planejamento, a região central necessita ser priorizada, em razão da idade das redes em operação.

Na rua Feliciano Galdino, os trabalhos se concentram, neste momento, nos trechos situados entre a rua Mário Correa e Avenida Barão de Melgaço. A obra será realizada em duas etapas e o investimento será de R$ 530 mil.

“As redes da região central foram instaladas há mais de 40 anos e com o tempo passaram a apresentar muitos problemas, dentre os quais vazamentos que impactam o abastecimento aos moradores da região. Iniciamos essa obra como medida definitiva para a comunidade local, o que resultará na melhoria dos serviços prestados”, afirma a diretora de gestão da Águas Cuiabá, Cristiane Schwanka. A gestora reforça, ainda, que as obras também integram o plano de controle e combate às perdas, importante aspecto de eficiência operacional.

Anteriormente à obra, as unidades consumidoras da região estavam ligadas diretamente à adutora, situação que provocava frequentes rompimentos. O novo projeto, executado em conformidade com as normas de engenharia, contempla, além de uma nova adutora (tubulação de grande porte), a instalação de redes de menor porte que fazem a conexão da adutora com as unidades consumidoras.

 “O prazo de execução das obras nesse local é um pouco mais extenso pois estamos mudando a forma de abastecimento dessa região, medida que requer tempo para testes e ajustes no sistema”, pontua Cristiane, ao enfatizar que cada trecho aberto no decorrer das semanas tem sido devidamente recomposto e pavimentado nas sextas-feiras.
Imprimir