Imprimir

Notícias / Cidades

PF e Ibama deflagram operação contra desmatamento e queimadas em reserva indígena

Da Redação - Fabiana Mendes

A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram uma operação contra desmatamento, exploração do cerrado e queimadas na Reserva Indígena Areões.

As diligências foram feitas na manhã de terça-feira (27), mas ninguém estava no local. A polícia suspeita do vazamento de informações. As averiguações que fazem parte da operação Siriema, ocorreram no município de Nova Nazaré (796 km de Cuiabá).

Leia mais:
Criminoso rende manobrista do Mahalo e rouba Hilux

O delegado federal Rafael Valadares de Oliveira, chefe da Delegacia da PF em Barra do Garças, e responsável pelas diligências, disse que quando os agentes chegaram na Reserva não havia ninguém. Indígenas da região foram entrevistados, porém, nenhum tinha conhecimento sobre a extração de madeiras e/ou desmatamentos.

A PF e o Ibama encontraram no local acampamentos de possíveis caçadores. Os abrigos foram destruídos pelos policiais e servidores do Ibama.

Levantamento feito entre janeiro e agosto de 2019 mostra que 60% dos focos de calor em Mato Grosso se concentram em áreas privadas registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Desde janeiro, 60% dos focos de calor foram em áreas privadas registradas no Cadastro Ambiental Rural, 16% em Terras Indígenas e 1% em Unidades de Conservação.
 
Imprimir