Imprimir

Notícias / Cidades

De bengala, idoso de 80 anos tenta pegar ônibus e recebe orientações para retornar para casa

Da Redação – Fabiana Mendes

Foram retomados nesta segunda-feira (4) os trabalhos dos prestadores de serviços integrando a segunda etapa do plano voltado especificamente às atividades econômicas de Cuiabá. Durante fiscalização, agentes de trânsito se depararam com um idoso de 80 anos, que tentava embarcar em um ônibus para ir ao Porto. Ele recebeu orientações sobre os riscos e retornou para casa.

Leia mais:
Ciclista de 60 anos morre atropelado por caminhão em rodovia estadual

O  secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo,  acompanhou as ações do transporte público na manhã de hoje. Ele relata que os fiscais se depararam com o idoso usando bengalas. “Prontamente, quando nos deparamos com essa situação, que já é de amplo conhecimento de todos, que os idosos integram o grupo de risco e devem manter o isolamento social,  mesmo tendo gratuidade no transporte coletivo, os agentes orientaram esse idoso a voltar para casa.  Ele entendeu e retornou ao seu  domicílio. É isso que nos motiva continuar trabalhando para construir uma cidade melhor para se viver”, conta.

Outra situação que evidencia a cooperação da população é um caso em que agente de trânsito localizou  um usuário sem máscara, o que é vetado por meio do plano de transporte e as medidas de biossegurança em andamento.

“Consciente da importância do uso da máscara para evitar o contágio e proliferação da doença, um senhor fez a doação de uma máscara como forma de contribuir com a prevenção e permitisse que o usuário pudesse fazer a viagem. São exemplos que merecem ser citados, para mostrar que a Semob está trabalhando para garantir um transporte coletivo com segurança”, destacou.

Com o retorno de mais um segmento econômico, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou que a  frota do transporte público fosse ampliada em até 70%. Na prática, 180 veículos em circulação. Desse montante, apenas três linhas apontaram algumas falhas que já foram resolvidas sem causar prejuízos no atendimento.

“Erros e falhas são esperados, porém já temos que ter as respostas para os mesmos. Estamos satisfeitos com os resultados. Isso prova que o trabalho da fiscalização da Semob está dando resultados”, pontuou o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

O motivo desse bom resultado se deve a descentralização dos horários de abertura de diferentes segmentos. Nos comércios, o funcionamento  das 10 horas até às 16h. Já aos  prestadores de serviços, das 8h às 14h.

“Isso contribui e muito para os horários de pico. Sem esquecer os trabalhadores da Saúde e dos serviços essenciais. Quero aqui deixar registrado o meu sincero agradecimento a todos os usuários do transporte coletivo aqui da Capital, que estão compreendendo a intenção do prefeito Emanuel Pinheiro, que é de oferecer cada vez mais um transporte de qualidade, seguro e sem aglomeração, a fim de evitar a disseminação do Covid-19”, elencou o secretário.

“Só podemos fazer um novo planejamento com muita cautela. Sei que as medidas tomadas foram duras, mas necessárias. Somos a última capital do país em número de óbitos e isso evidencia que estamos no caminho certo, mas não podemos confundir esses resultados. Não se trata de um liberou geral. Vamos continuar mantendo medidas preventivas para preservar à saúde e a vida das pessoas".

Veja abaixo a íntegra das medidas implementadas para o transporte público a partir de 4 de maio:

Aumento da frota até 70% e cada veículo apenas poderá rodar com 50% da lotação máxima; 

Cada veículo terá à disposição dos passageiros álcool 70%;

Abertura das estação Alencastro, Bispo, Dom José e Ipiranga, restringindo a entrada apenas pela porta dianteira;

Será apenas admitida a entrada de passageiros com uso de máscara;

Os ônibus serão devidamente higienizados após cada viagem; 

No tocante à fiscalização, serão designados agentes de trânsito e transporte no sentido restringir o acesso a  quem não estiver usando máscaras;

Equipe volante para fiscalizar eventuais falhas nas linhas de ônibus;

Nos terminais do CPA 1, CPA 3, Pedra 90, São Sebastião, Parque Cuiabá, bem como todas as garagens de concessionária do serviço de transporte estarão disponíveis ônibus reservas a fim de suprir eventuais demandas.
Imprimir