Imprimir

Notícias / Cidades

Família contesta morte de idoso por coronavírus e afirma que óbito ocorreu após cirurgia; SES reafirma teste positivo

Da Redação - Wesley Santiago

A família de José Santos Golemo, 76 anos, contestou a informação confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de que o idoso teria morrido em decorrência do novo coronavírus. Ao Olhar Direto, o advogado José Alexandre Golemo, filho da vítima, explicou que o óbito aconteceu por complicações de uma cirurgia e que ele teria testado negativo para a Covid-19. A Pasta informou que exame constatou a presença do vírus.

Leia mais:
Cuiabá registra mais uma morte por coronavírus e chega a 18; vítima cardiopata e diabética
 
Segundo o filho, o idoso deu entrada em uma unidade de saúde no dia 27 de maio, sem sintoma algum de coronavírus. “Na segunda-feira anterior, fizemos o teste da Covid-19 e deu negativo. Meu pai tinha problema renal há mais de dois anos, os rins tinham parado há alguns dias e quando deu entrada no hospital, tinha arritmia cardíaca”.
 
O idoso, ainda conforme o filho, precisava fazer uma troca de válvula aórtica e como o objeto é importado, demorou para que se fizesse a cirurgia. “O quadro era grave. Falei com o médico uma hora antes de o meu pai falecer. Disse que era difícil a reversão, porque não tinha acordado da anestesia. Tínhamos a esperança, mas sabíamos da gravidade. Para se ter uma ideia, a válvula dele já passava plasma, não era sangue mais”.
 
“Agora, me deparo com a secretaria divulgando que a morte foi por coronavírus. Durante a cirurgia, ele teve alguma bactéria que o infectou, porque a situação dele já era grave. Ele não era vítima do coronavírus. Se fosse, não teria problema algum em confirmar, mas não era. Eu contesto essa informação”, disse o advogado.
 
Segundo ele, a situação causou mau estar com familiares. “Não estou choramingando, sei que meu pai tinha uma situação complicada. Entrarei em contato com o secretário para contestar esta informação”.

Exame positivo

Em nota ao Olhar Direto, nesta segunda-feira (08), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que o caso foi notificado como Covid-19. "O município que fez a notificação informa que tem um resultado positivo por meio do exame RT-PCR. Portanto, a contestação de resultado deve ser direcionada ao município que fez a notificação e o atendimento ao paciente".
 
A morte
 
José Santos Golemo, 76 anos, foi – segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) – mais uma vítima do coronavírus em Mato Grosso. Ele foi a óbito no sábado (06), por volta das 21h40. Era cardiopata, diabético e dialítico (que faz diálise).
 
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (07), 4.033 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 113 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
 
Dentre os 20 municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (1.212), Várzea Grande (369), Rondonópolis (306), Primavera do Leste (178), Tangará da Serra (173), Sorriso (140), Confresa (138), Lucas do Rio Verde (122), Sinop (100), Barra do Garças (92), Campo Verde (78), Pontes e Lacerda (66), Nova Mutum (59), Jaciara (49), Rosário Oeste (45), Cáceres (43), Alta Floresta (43), Sapezal (39), Guarantã do Norte (37) e Aripuanã (36).
 
Dos 4.033 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 2.437 estão em isolamento domiciliar e 1.243 estão recuperados. Há ainda 240 pacientes hospitalizados, sendo 118, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 122, em enfermaria. 
Imprimir