Imprimir

Notícias / Cidades

Cacique Raoni recebe visita em nome do Papa Francisco e deve ter alta até o final de semana

Da Redação - Isabela Mercuri

Com estado de saúde controlado, o cacique Raoni Metuktire, líder do povo Kayapó, que tem 89 anos em registro, recebeu na manhã desta terça-feira (21) a visita do Bispo Dom Canísio Klaus, da Diocese de Sinop.  Em nome do Núncio Apostólico do Brasil e do Papa Francisco, o bispo desejou melhoras ao líder indígena e fez orações.

Leia também:
Cacique Raoni tem melhora e espera alta em breve

Segundo o boletim médico, Raoni apresentou melhora no quadro clínico, e espera-se que ele receba alta até o final de semana. Os médicos responsáveis por seu tratamento são Fernanda Quinelato e Douglas Yanai, que respondem pelas áreas clínica e técnica, respectivamente.

Douglas Yanai e Bispo Dom Canísio Klaus (Foto: Assessoria)

O cacique passou a noite bem, sem febre, e está lúcido e orientado, além de ter a pressão arterial controlada. Seu quadro de infecção intestinal se mantém, mas já houve melhora nos parâmetros laboratoriais. Ele segue o tratamento para as úlceras gástricas com antibióticos e protetor gástrico. "Trabalhamos com a possibilidade de alta até o final de semana conforme evolução clínica e resultados de exames", pontua Yanai.

Raoni está internado desde sábado (18) no Hospital Dois Pinheiros, na cidade de Sinop, região Centro-Oeste do país, Norte de Mato Grosso e localizada a 200 km do Parque Indígena do Xingu, onde reside.

Há três anos o hospital realiza, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Expedição Xingu, onde profissionais da saúde e acadêmicos levam atendimentos nas áreas de oftalmologia, pediatria, geral e prevenção ao alcoolismo ao parque indígena.
Imprimir