Imprimir

Notícias / Cidades

Incêndio no Morro dos Ventos foi consequência de queimada que já dura dez dias

Da Redação - Fabiana Mendes

Um incêndio de grandes proporções atinge uma Área de Proteção Ambiental do parque estadual de Chapada dos Guimarães (a 60 quilômetros de Cuiabá) desde o dia 19 de agosto, quando as primeiras chamas foram reportadas na região. Na noite desta sexta-feira (28), após o retorno das altas temperaturas precedidas pela última frente fria, a queimada voltou a arder e um novo foco atingiu o Morro dos Ventos, nas proximidades das áreas de pousadas na região - primeiro ponto crítico na parte superior do paredão - ameaçando atingir as edificações. O fogo foi controlado por volta das 23h.

Leia mais:
Incêndio florestal é registrado na região do Morro dos Ventos, em Chapada dos Guimarães; vídeos


Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, sob a coordenação do Comitê Temporário Integrado de Coordenação Operacional (CIMAN), dois pontos de focos ativos foram priorizados na região, sendo a parte superior do paredão que limita os municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá e outro ponto, que fica na parte inferior, nas proximidades do linhão e Rancho Recanto da Serra, os quais foram designadas equipes no local.

Trabalham no local dez bombeiros militares, oito militares do Exército Brasileiro e três brigadistas do ICMBIO, acionados pelo CIMAN, por meio da BDBM de Chapada dos Guimarães e Equipe extraordinária de Intervenção Operacional  - EIAOP na coordenação dos trabalhos, com prioridade para combater o incêndio ativo no ponto inferior do paredão nas proximidades do linhão e Rancho Recanto da Serra.

Uma Base Descentralizada Bombeiro Militar (BDBM) foi ativada em Chapada no início do período proibitivo de queimadas, no dia 01/07, na qual os bombeiros militares estão fixos na região para atender exclusivamente as demandas de incêndios em vegetação, bem como recebendo apoio do ICMBIO. 

Conforme os militares, além de muito extensa, a diferença de altitude entre os dois pontos prioritários é de aproximadamente 360 metros. Nas proximidades, há diversas pousadas. Vídeos compartilhados na noite desta sexta-feira mostraram o desespero dos proprietários dos imóveis ameaçados pelo novo foco. Mas, os bombeiros conseguiram agir rapidamente e o fogo que ameaçava as edificações foi considerado extinto por volta das 23h.


 
Imprimir