Imprimir

Notícias / Política MT

Euclides acusa Fávaro de uso da máquina pública e Leitão de representar “velha política”

Da Redação - Isabela Mercuri/ Carlos Dorileo

O advogado Euclides Ribeiro (Avante) lançou sua candidatura ao Senado Federal na tarde deste sábado (12), em convenção partidária, e assumiu discurso de campanha contundente, acusando o atual senador interino Carlos Fávaro (PSD) de uso da máquina pública para se promover, e o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) de representar a velha política. Os dois lideram na pesquisa Olhar Dados, publicada na última quinta-feira (10) por Olhar Direto. Euclides ainda não escolheu seus suplentes e a chapa não foi registrada.

Leia também:
Gisela oficializa candidatura a prefeita e defende concurso para que servidor não seja “chantageado"
 
Segundo o pré-candidato, o fato de Fávaro e Leitão aparecerem à frente nas pesquisas mostra que eles são “políticos profissionais”. “Estão há trinta anos fazendo política do jeito tradicional como vem sendo feito. Essa política que nós queremos mudar. Eu quero ser a nova política. Nunca participei do setor público, nunca tive cargo público, nunca tive dinheiro público. Venho da iniciativa privada e quero mostrar que sim, é possível, uma nova cara na política. Se eles estão na frente é porque já tem algum recall, é porque já estão fazendo algumas doações, utilizando dinheiro público... alguma coisa que é a velha política tem que acabar, deve estar operando em nome deles”, disparou.
 
Na mesma pesquisa, Euclides aparece com 0,7% das intenções de voto no cenário estimulado, em que os candidatos são apresentados eleitor, e com 0,5% em um cenário espontâneo, em que os nomes não são apresentados. No entanto, os que não souberam ou não opinaram em um nome para o Senado foram 79,5% dos entrevistados, o que mostra um longo caminho ainda a ser percorrido pelos candidatos durante a campanha, para que tenham seus nomes conhecidos pelos eleitores. Além disto, 2,9% escolheram nenhum/branco/nulo.
 
“Estou muito feliz de ter sido lembrado na pesquisa espontânea, com alguns pontos já, pontuando sem nunca ter me candidatado a nada, então isso daí pra mim já é uma vitória, e com certeza nós vamos chegar no dia 15 de novembro com o nome e o sonho de poder fazer uma nova política aí”, completou Euclides.
 
À respeito do senador interino Carlos Fávaro (PSD), o pré-candidato foi mais ácido: “Já está usando a máquina pública para se promover eleitoralmente. Não sou eu que estou dizendo, é só pegar as propagandas que ele vem fazendo com base... com as verbas de gabinete, com as verbas que ele tem como senador federal. Isso pra mim é o uso da máquina pública e isso é um absurdo”, finalizou.

A pesquisa 

A pesquisa citada por Euclides foi feita na cidade de Cuiabá. O instituto Olhar dados realizou 594 entrevistas entre os dias cinco e sete de setembro para captar a percepção geral da população de Cuiabá a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião. 

O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o a inscrição TRE-MT MT-05388/2020. A margem de erro é 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.
Imprimir