Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro vai a Brasília conversar com Guedes e diz que desconhece ingerência de Bolsonaro em empréstimos de opositores

Da Redação - Isabela Mercuri

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que viajará a Brasília nesta semana, onde terá uma agenda com o ministro da Economia Paulo Guedes para tratar dos pedidos de empréstimo de Mato Grosso, que ainda não andaram. O gestor, no entanto, disse que desconhece que haja ingerência política do governo Bolsonaro em relação aos empréstimos de opositores políticos, como publicou recentemente a Folha de São Paulo.

Leia também:
Mauro tem almoço com deputados na quarta-feira, mas diz que projeto do ICMS aos municípios não está na pauta

A matéria de Idiana Tomazelli, publicada na Folha no último sábado (29), traz informações de que o Banco do Brasil estaria “segurando” empréstimos a estados em que os governadores fazem oposição ao governo Bolsonaro, como Bahia e Alagoas. Alagoas, inclusive, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obter recursos, depois de o banco abandonar as negociações sem dar justificativas.

Mauro, nesta terça-feira (1), afirmou que não tem conhecimento sobre isso. “Eu não tenho elemento nenhum para afirmar isso, nem para concordar, muito menos para discordar dessa afirmação. Então, eu não posso me pronunciar sobre esse tema, já que eu não conheço e nem ouvi falar algo dessa natureza que esteja acontecendo”, afirmou.

No entanto, Mendes disse que Mato Grosso aguarda algumas liberações, e por isso deve ir a Brasília conversar com Guedes. O governador de MT, que já teve uma relação próxima a Bolsonaro, tem se afastado do presidente e sofrido críticas de bolsonaristas, principalmente depois de o capitão da reserva ter afirmado que a responsabilidade pelo aumento dos preços de combustíveis era do ICMS dos Estados.

“O Governo do Estado do Mato Grosso tem sim o pleito, que já foi aprovado pela Assembleia Legislativa, de [empréstimos de] cem milhões de dólares para investir em educação, de oitenta milhões de dólares para investir em agricultura familiar e nós estamos tramitando isso dentro da burocracia que existe para andar. Isso está parado lá em Brasília e essa semana eu vou ter uma reunião, está agendada uma reunião com o ministro Paulo Guedes para que eu possa tratar desse assunto e fazer andar isso também nos interesses de Mato Grosso”, afirmou Mauro.
Imprimir