Imprimir

Notícias / Política MT

Estudo aponta que candidato branco tem quatro vezes mais chances de se eleger deputado estadual que negro em MT

Da Redação - Michael Esquer

Estudo feito por economistas do Núcleo de Estudos Raciais do Insper revelou que candidatos brancos têm quatro vezes mais chance de se elegerem deputados estaduais em Mato Grosso, em relação a candidatos negros. 

Leia também:
Investigação identifica PM como envolvido na execução de diretora do Sanear; veja detalhes

Intitulado “Desigualdade Racial Nas Eleições Brasileiras”, o levantamento informou que 179 candidatos negros disputaram uma vaga para deputado estadual em 2018, em Mato Grosso. Destes, 5 foram eleitos, ou seja, 2,7%. Na mesma eleição, havia 146 candidatos brancos e 19 foram eleitos, o que representa 13%.

De acordo com o estudo, Mato Grosso atingiu um índice de equilibrio racial (IER) de -0,81. O IER leva em conta a proporção de negros numa populacão de referência e contrasta esse valor com a proporção encontrada em certos subgrupos de interesse.

A investigação apontou que o percentual de equilíbrio ideal para Mato Grosso seria de 68%, ou 16 negros entre os 24 deputados estaduais eleitos em território mato-grossense. Os casos mais extremos foram registrados em Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, que não elegeram nenhum deputado federal negro.

No primeiro estado, o percentual de equilíbrio seria de 64%, ou 5 negros entre os 8 congressistas. No segundo, 21%, em torno de 6 ou 7 deputados negros entre 31 eleitos. Vale destacar que os dados utilizados no estudo são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e são baseados em autodeclaração. 
Imprimir