Imprimir

Notícias / Cidades

Emanuel entrega Orla do Porto, homenageia Dante e Jejé de Oyá: "Cuiabá não está mais de costa para o rio"; veja vídeo

Da Redação - Ulisses Lalio

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) entregou a segunda etapa das obras da Orla do Porto na noite de quinta-feira (3). A inauguração contou com a presença de familiares e amigos do ex-governador Dante de Oliveira (falecido em 2006) e do primeiro colunista social de Mato Grosso, Jejé de Oyá (falecido em 2016). As duas personalidades foram homenageadas com estátuas do artista plástico Alair Fogaça. A entrega do cartão postal contou ainda com uma apresentação da dupla sertaneja Jonathan e Adam.
 
Leia Mais:
Obras de revitalização e restauração do Museu do Rio serão entregues à população na próxima semana
 
A nova estrutura fica de frente para o Rio Cuiabá, conta com mais de 600 metros de extensão, equipados por pista de caminhada, academia ao ar livre, ciclovia, arborização e vagas de estacionamento. Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Obras, por meio da aplicação do aporte de aproximadamente R$ 3,4 milhões.
 
O prefeito disse que o espaço tornará a cidade mais charmosa e valoriza a cultura cuiabana, que iniciou sua história às margens do rio. “A cidade foi se desenvolvendo sem nenhum planejamento e ‘virou de costas para o Rio’, o nosso maior patrimônio cultural. A requalificação da Orla do Porto II valoriza à avenida Beira Rio. Estamos demonstrando todo nosso amor ao maior patrimônio natural que é o nosso rio”, discursou Emanuel ao cortar a faixa simbólica das obras.
 
“Escolhi o Dante como símbolo da nossa política e pela saudade que temos dele até hoje. E a segunda homenagem fizemos ao primeiro colunista social do nosso estado, Jejé de Oyá, essa figura folclórica, extraordinária e que nunca se envergonhou de sua pele, das suas raízes humilde e da sua sexualidade. São dois ícones imortais e esse espaço vai ser batizado como ‘Espaço das Diretas Já’”, concluiu.
 
A viúva do ex-governador, Dante de Oliveira, a ex-prefeita do município de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, agradeceu ao prefeito Emanuel Pinheiro e lembrou que a construção da Orla do Porto era um sonho do ex-gestor. “Nós estamos extremamente felizes. Isso aqui era um sonho dele e temos somente a agradecer. Era o seu sonho fazer com que essa Orla fosse urbanizada como o prefeito está fazendo hoje", agradeceu.
Imprimir