Imprimir

Notícias / Política MT

Após conversa com membros da nacional, Jayme diz que União Brasil “caminha para uma composição” com Lula

Da Redação - Érika Oliveira / Do Local - Max Aguiar

O senador Jayme Campos (UNIÃO) confirmou nesta quinta-feira (01) a possibilidade de o União Brasil estar na base de Lula (PT) no Congresso. Conforme o mato-grossense, a negociação está avançada e deve ser sacramentada nos próximos dias com a adesão de mais partidos.

Leia mais:
Presidente do Republicanos em MT diz que não foi consultado sobre decisão do partido de não se opor a Lula

Lula já tem em sua base PV e PC do B (que formam uma federação com o PT), além do PSB, partido do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Esta semana, o petista se reuniu com representantes do MDB, do União Brasil e do PSD e convidou as três siglas a também fazerem parte de sua base no Congresso.

Nenhum dos três partidos —União Brasil, MDB e PSD— formalizaram o ingresso na base de Lula, mas a expectativa é que isso avance com o passar das conversas.

“Tive uma conversa recentemente com alguns membros da nacional e tudo está caminhando para uma composição, até porque não é só o União Brasil, todos os partidos estão conscientes da responsabilidade que temos, independente de ideologia, porque vamos enfrentar uma situação crítica de muitas dificuldades”, afirmou Jayme Campos.

Na semana passada, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, já haviam discutido a possibilidade de um acordo. A legenda cobra a manutenção do seu espaço na Mesa Diretora da Câmara no próximo biênio e, depois, no final do governo Lula, quer o apoio do PT para disputar a presidência da Câmara dos Deputados. Há, ainda, a perspectiva de que o partido, que nasceu da fusão do DEM com o PSL, assuma o comando de um importante ministério.
Imprimir