Imprimir

Notícias / Esportes

Último jogo da seleção brasileira em Cuiabá foi há 21 anos, quando goleou a Islândia no Verdão

Da Redação - Pedro Coutinho

A última vez que a seleção brasileira de futebol masculino jogou em Cuiabá foi no dia 7 de março de 2002, quando goleou a Islândia por 6 a 1, em amistoso ocorrido no Estádio José Fragelli, o Verdão. Agora, 21 anos depois, a Canarinho volta à capital de Mato Grosso no próximo dia 12 de outubro para duelar contra a Venezuela, na Arena Pantanal, em partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2026. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (21) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Leia mais
CBF anuncia Cuiabá como sede de Brasil x Venezuela pelas Eliminatórias da Copa do Mundo

 O amistoso contra a Islândia valeu de preparação para a Copa do Mundo da Coreia e do Japão, que o Brasil conquistara pela quinta vez meses depois, em junho daquele ano, em Yokohama.

Anderson Polga fez dois gols; Kleberson, Kaká, Gilberto Silva e Edílson também deixaram suas marcas no placar. Gretar Steinsson diminuiu a diferença aos 32 minutos do segundo tempo, mas a goleada já estava definida: 6 a 1 para o Brasil.

Naquele dia, 30 mil pagantes estiveram presentes no Verdão para assistir ao espetáculo da amarelinha, que fez chover gols na quente Cuiabá. O Estádio José Fragelli, o Verdão, foi demolido em 2010 para dar lugar a Arena Pantanal, que se levantou para receber jogos da Copa de 2014.

Nesta segunda-feira (21), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que a Arena Pantanal, então, será a sede do terceiro jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Como já reportado pelo Olhar Direto, a entidade fez uma vistoria no estadio no início do mês para analisar as condições de estrutura, logística e outros aspectos.   

Segundo a CBF, foram levados em conta a qualidade do gramado, além de toda a infraestrutura para atendimento aos atletas, imprensa e, principalmente, aos torcedores. Também foram determinantes na escolha a logística de deslocamento dos jogadores, com a menor distância entre os locais das partidas, para que haja menos desgaste dos atletas.

Com capacidade para aproximadamente 44 mil pessoas, a Arena Pantanal dispõe também de sistema integrado de monitoramento, que permite a vigilância permanente dentro do estádio e em seu entorno.

Além das condições do estádio, a infraestrutura hoteleira e de aeroportos e estradas também contaram na escolha, segundo o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Ainda não há informações sobre a abertura das vendas dos ingressos para o duelo contra a Venezuela, marcado para o dia 12 de outubro.
 
BRASIL 6 x 1 ISLÂNDIA

Data: 7 de março de 2002.
Competição: Amistoso.
Local: Estádio José Fragelli-Verdão, em Cuiabá.
Público: 30.000 pagantes.
Árbitro: Wagner Tardelli (Brasil).

Gols: Anderson Polga 4' e 74', Kleberson 19', Kaká 47', Gilberto Silva 55', Edílson 63' e Gretar Steinsson 77'.

BRASIL: Marcos (Palmeiras-SP), Anderson Polga (Grêmio-RS), Juan (Flamengo-RJ) e Cris (Cruzeiro-MG) depois Alex (Palmeiras-SP) aos 46’; Beletti (São Paulo-SP) depois Kleber (Corinthians-SP) aos 46’, Gilberto Silva (Atlético-MG) depois Vampeta (Corinthians-SP) aos 64', Kleberson (Atlético-PR) depois Marques (Atlético-MG) aos 46’, Kaká (São Paulo-SP) e Paulo César (Fluminense-RJ); França (São Paulo-SP) depois Washington (Ponte Preta-SP) aos 46’ e Edílson (Cruzeiro-MG). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Imprimir