Imprimir

Notícias / Política MT

Pesquisa mostra 61,8% dos eleitores inclinados a votar em candidato apoiado por Mauro Mendes

Da Redação - Rodrigo Costa

A exatos 13 meses para as eleições municipais de 2024, a corrida à prefeitura de Cuiabá já começa a se desenhar com a definição dos nomes dos pré-candidatos, costura de acordos e também com a concorrência pelo apoio de nomes carimbados da política. E em meio a rumores e indefinições, a pesquisa da Percent Brasil divulgada nesta segunda-feira (4) trouxe um dado que diz respeito a “apoios e lideranças para transferência de votos”. Na prática, o objetivo é saber qual a probabilidade do eleitor votar em um candidato apoiado por determinado nome.   

Leia também 
Botelho mantém contato diário com alta cúpula do PSD e espera liberação de Mauro até final do mês


E dentre as alternativas apresentadas às pessoas que participaram da pesquisa, há o do governador Mauro Mendes (UNIÃO) e do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Nesse cenário, o eleitor teve quatro opções para responder à seguinte pergunta: “se um candidato a prefeito(a) for apoiado por esses nomes que vou citar, você?” As opções de resposta eram: “votaria nele com certeza; poderia votar; não votaria de jeito nenhum; e não sei”. 

Os números

Em um cenário hipotético ao eleitor, se um candidato apoiado pelo governador Mauro Mendes disputasse a prefeitura da capital, 19,1% responderam que, com certeza, votariam nessa pessoa. Já 42,7% disseram que poderiam votar, sim, num nome que tivesse o apoio de Mendes. Isso, portanto, mostra que 61,8% dos eleitores estão inclinados a apoiar uma candidatura apoiada pelo chefe do Palácio Paiaguás. Na outra ponta, 27%,6 afirmaram que não votariam de jeito nenhum, e 10,7% não responderam. 

Emanuel Pinheiro, atual prefeito e em seu último mandato no comando da administração municipal, aparece com número mais conservadores e uma rejeição maior. 

Segundo a pesquisa, um candidato apoiado pelo emedebista teria o apoio irrestrito de 10,5% dos eleitores. Por outro lado, aqueles que poderiam votar num candidato de Emanuel são 28,9% - e somados totalizam 39,4%. No entanto, a rejeição a uma candidatura vinculada ao atual prefeito é maior do que a aceitação. 49,8% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum em um aspirante a prefeito apoiado por Emanuel. 10,8% não souberam responder. 

Arquirrivais políticos, tanto Mauro quanto Emanuel apostam em suas forças para fazer de seus apadrinhados o próximo prefeito de Cuiabá. O governador já declarou preferência ao nome de Fábio Garcia, deputado federal licenciado e atual secretário-chefe da Casa Civil. Pinheiro, por outro lado, apoia o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV).

Aprovação: Mendes x Emanuel

A gestão do governador Mauro Mendes (UNIÃO) é aprovada por 73,9% dos eleitores de Cuiabá e também da região metropolitana da Capital. Esse número se enquadra na avaliação positiva, que varia entre boa e ótima. Nesse cenário, a gestão Mendes foi avaliada como boa por 64,8% dos eleitores. Os que consideram a condução do governo ótima somaram 9,1%.  Avaliam negativamente - ruim e péssima -- 20,6%.

A respeito da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, 49,2% avaliaram a administração dele como ruim e péssima, ante 45% ótima e boa. 5,8% não souberam ou não responderam. 

A pesquisa

A pesquisa da Percent Brasil foi realizada entre os dias 26 e 31 de agosto. Foram ouvidas um total de 1.200 pessoas em Cuiabá e em mais 4 distritos da zona urbana e rural da capital. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. 
Imprimir