Imprimir

Notícias / Cidades

Piloto morto em acidente de avião em Cuiabá compartilhava rotina de voos na internet

Da Redação - Rodrigo Costa

Apaixonado pela profissão, o piloto Fernando Kawahata Barreto, de 42 anos, que morreu num acidente aéreo nesta quarta-feira (4), em Cuiabá, costumava compartilhar sua rotina de voos em seu canal no YouTube. Nas gravações, ele mostrava pousos e decolagens e sobrevoos por fazendas de Mato Grosso para os mais de 1,96 mil inscritos em seu canal, que acumulava 196 vídeos. 

Leia também
Piloto e trabalhador morrem após acidente na decolagem de avião em hangar do aeroporto da Bom Futuro; veja vídeo

A maioria das filmagens era a bordo do King Air C90, que se acidentou no hangar da empresa Bom Futuro, na capital. Além de Fernando, um homem de 52 anos que trabalhava em uma obra e foi atingido pela aeronave também morreu. Duas vítimas sobreviveram e foram encaminhadas ao hospital, entre elas o produtor rural Adelar Mateus Jacobowski, de Campo Novo do Parecis.

As últimas postagens de Fernando datam de agosto, ou seja, há cerca de dois meses. Em um dos vídeos, ele mostra toda a preparação da aeronave desde a saída do hangar até a  decolagem em uma pista de voo localizada na sede do Grupo Fedrizzi, também em Campo Novo.

Em outro vídeo, Fernando aparece sobrevoando uma lavoura em Sapezal, cidade vizinha a Campo Novo, momento antes de pousar numa pista de terra. A gravação foi postada no dia 20 de julho do ano passado. Na plataforma de vídeo, há também o registro de um encontro de aeronaves realizado em outubro último em comemoração ao dia do aviador. Conforme a postagem de Fernando, a gravação foi feita em uma fazenda de Campo Novo. 

O piloto também tem gravações de voos em cidades do interior de São Paulo e Santa Catarina. Há 3 anos, ele compartilhou no YouTube um vídeo decolando do aeródromo da Bom Futuro em Cuiabá e atravessando a capital num trajeto de pouco mais de 6 minutos até pousar em uma pista numa área verde.

Em nota, a Bom Futuro lamentou o acidente e disse que a empresa presta serviços de hangaragem e o avião envolvido não é de sua propriedade.  O Grupo Carcará, que reúne pilotos de Campo Novo do Parecis, também emitiu uma nota de pesar. “Quando um sai da rota, todos sentem. Vá em paz, comandante Fernando Kawahata Barreto. Que Deus receba você de braços abertos, companheiro e amigo”. 
Imprimir