Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro lamenta movimento para barrar estadualização do Parque de Chapada e diz que ainda espera ser atendido

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

O governador Mauro Mendes (UNIÃO) lamentou a atuação de um grupo de senadores em tentar barrar a concessão da administração do Parque de Chapada dos Guimarães, da União para o governo de Mato Grosso. Na última semana, dez congressistas entraram com recurso contra o Projeto de Lei nº 3.649/2023, que propõe a transferência de gestão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Leia também
Senadores entram com recurso contra PL de estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães


“Eu lamento [atuação dos senadores contra o PL], porque o Parque da Chapada, todo mundo sabe que está há décadas sem investimentos e é um parque que tem um potencial turístico gigantesco. Um dia desses, vi numa rede social uma postagem de alguém relevante fazendo severas críticas à infraestrutura dentro do parque e, inclusive, comparando com outros parques que existem do governo federal no Brasil”, disse. 

O recurso apresentado pelos senadores aponta a inconstitucionalidade do projeto, caracterizando a transferência indevida de atribuição federal a um Estado-membro da Federação. Atualmente, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Diante do fato apontado, os senadores solicitaram o recurso para que o Plenário da Casa analisasse a matéria, devido à importância do parque para o geoturismo brasileiro. O governador Mauro Mendes, por sua vez, disse que espera ser atendido pelo governo federal.

“O plano de investimento proposto no programa de concessão é pífio. Todo mundo sabe disso. Nós estamos tentando construir um caminho alternativo. Eu espero que, para o bem do trabalhador, do cidadão mato-grossense e para o orgulho de todos nós, o governo federal reconheça isso e nos autorize a tocar esse parque e fazer os investimentos necessários”, disse. 

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães reúne um conjunto único de ecossistemas característicos do Cerrado. Abriga também as nascentes dos rios formadores do Pantanal Matogrossense. De autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD), o projeto foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado no último dia 11 de outubro. 

Com isso, transfere a administração da unidade de conservação, a cargo do Instituto Chico Mendes, para o governo estadual, que pretende investir R$ 200 milhões na melhoria da infraestrutura de turismo do parque.
Imprimir