Imprimir

Notícias / Política MT

Grupo pró-Janaina consegue antecipar eleição da Mesa Diretora para agosto; reeleição será proibida

Da Redação - Rafael Machado

Por maioria, a Assembleia Legislativa aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que antecipa as eleições da Mesa Diretora de setembro para a primeira sessão do mês de agosto, logo após o recesso parlamentar. A votação aconteceu durante a sessão ordinária desta terça-feira (9).

Leia também
Grupo pró-Janaina Riva prepara PEC para antecipar eleição da Mesa para quarta-feira


Foram 20 votos favoráveis e registro das ausências de Dilmar Dal Bosco (União), Cláudio Ferreira (PL), Faissal Calil (Cidadania) e Gilberto Cattani (PL). O texto segue para redação final que deve acontecer na última sessão do semestre, nesta quarta-feira (10).

A mudança foi feita através de um substitutivo integral à PEC que aumenta o número de membros da diretoria do parlamento.

A alteração do pleito foi apresentada nesta terça e conseguiu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), nos bastidores comenta que a proposta foi articulada pelo grupo que defende a deputada Janaina Riva (MDB) seja primeira-secretária da chapa de Max Russi (PSB), para enfraquecer a articulação da base governista que querer emplacar Beto Dois a Um (União) ao mesmo cargo.

Segundo o texto, as eleições que ocorrem no segundo biênio, “dar-se-á na Ordem do Dia da primeira sessão do mês de agosto do segundo ano legislativo, tomando posse os eleitos em 1º de fevereiro do ano subseqüente”.

A PEC ainda cria três novos cargos na Mesa Diretora da AL, como terceiro vice-presidente, quinto e sexto secretário. A medida visa igualar o número de representantes da diretoria do legislativo estadual ao das Casa Legislativas Federais, Câmara e Senado.

A proposta proíbe a reeleição dos deputados para o mesmo cargo na Mesa Diretora para evitar que uma perpetuação no “poder”, assim como aconteceu nos últimos anos.

O principal objetivo do projeto é comportar mais deputados na mesa para evitar possíveis atritos.  Atualmente, a única chapa que vem sendo construída para a eleição é do Russi, mas as discussões estão em torno de outras cadeiras, como a de primeiro-secretário.
Imprimir