Imprimir

Notícias / Política MT

Fagundes diz que filho de Bolsonaro especulado para o senado em MT será candidato a deputado federal pelo RJ

Da Redação - Rodrigo Costa

O senador Wellington Fagundes (PL) praticamente descartou a possibilidade do vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), concorrer a uma das duas vagas para senador de Mato Grosso em 2026. Em entrevista à Rádio CBN nesta segunda-feira (29), Fagundes mencionou que, embora exista essa especulação, o próprio o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),  pai de Carlos, disse que ele vai disputar uma  das 46 vagas de deputado federal pelo Rio de Janeiro.  

Leia também
‘Não acredito que a rejeição de alguém que não está no pleito possa atrapalhar’, diz Rafaela sobre desgaste de Fávaro


“Especulou-se essa questão do Carlos Bolsonaro ser candidato aqui [no Mato Grosso], mas pelo que eu sei do próprio posicionamento do presidente Bolsonaro, não. O Carlos será candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro”, disse Fagundes à CBN.

Carlos Bolsonaro está no sexto mandato como vereador e vai em busca da sétima legislatura neste ano. Conforme veiculado pelo Olhar Direto, o atual vereador poderia concorrer ao senado federal em 2026 tanto por Mato Grosso quanto por Santa Catarina, pelo simples fato de seu pai ter um grande contingente de eleitores em ambos os estados. 

Nas eleições presidenciais de 2022, Bolsonaro teve 65% dos votos em Mato Grosso ante 35% do presidente Lula (PT). Já em terras catarinenses, o placar foi de 69,3% a 30,7% para o ex-presidente.

Ainda conforme Fagundes, também foi “desconversado" a hipótese de Carlos Bolsonaro se lançar ao senado por Santa Catarina. No entanto, ele avaliou que o filho do Capitão teria maior facilidade em se eleger no estado sulista, tendo em vista uma eventual dobradinha com o governador Jorginho Mello (PL), apoiador de Bolsonaro e que vai à reeleição daqui a dois anos.

“Eu penso que como nós temos o governador de Santa Catarina e ele vai ser candidato à reeleição, essa é a decisão do partido. Então, Santa Catarina teria a mesma força do Bolsonarismo e claro, com mais facilidade, inclusive, do Carlos ser candidato a senador por Santa Catarina. É o que está se falando”, destacou. 

A possibilidade de Carlos Bolsonaro mudar a residência eleitoral para Mato Grosso e concorrer ao senado aqui no estado não foi bem recebida por políticos do estado. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) rechaçou a ideia de "importar" e afirmou que Mato Grosso “não precisa importar candidatos a nada". 

José Medeiros, atual deputado federal e que tem um sonho antigo por uma das 3 cadeiras no senado, disse que foi uma “moagem” as especulações surgidas sobre o nome de Carlos Bolsonaro concorrer por Mato Grosso. 

Outro nomes que desponta como forte candidato à Câmara Alta em em 2026 é o do governador Mauro Mendes (UNIÃO), que defendeu a reeleição de Bolsonaro, e o da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que é nora do senador Wellington Fagundes e já afirmou que é pré-candidata ao senado. 
Imprimir